Carregando
Incorporar
Recomendar
     
Gostei (5)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 360 px) | MP4 (1280 X 720 px) | FLV (640 X 360 px)

Sobre a aula

Esta aula é uma das aulas introdutórias de Sistemas Digitais. Nela, são explicados o conceito de sinal digital e sinal digital, para que o espectador possa diferenciar um sistema digital de um analógico. A tradução de sinais analógicos é mostrada através de um exemplo cotidiano, assim como o conceito de quantização, um efeito colateral da digitalização de uma grandeza analógica. São ainda abordadas as vantagens e desvantagens de um sistema digital, enfatizando a importância deste tipo de sistema na vida moderna. Nesta aula também são estabelecidos conceitualmente os limites de um sistema digital e sua relação com o mundo físico, que é naturalmente analógico.

Disciplina

PCS3115-1 Sistemas Digitais I

EMENTA

Histórico. Sistemas de numeração, códigos e aritmética binária. Álgebra de chaveamento. Circuitos lógicos combinatórios: formas canônicas, análise e síntese. Circuitos combinatórios lógicos: decodificadores, codificadores, multiplexadores. Circuitos combinatórios aritméticos: somadores, subtratores, comparadores, unidade lógica e aritmética.

Objetivo

Introduzir os conceitos básicos e as técnicas de análise e síntese de circuitos lógicos combinatórios, aplicados à solução de problemas da Engenharia de Computação. Apresentar os principais blocos funcionais básicos de circuitos digitais combinatórios, suas características e formas de utilização. Desenvolver pequenos projetos de circuitos digitais com base nesses blocos, introduzindo a metodologia de projeto estruturado.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Introdução
  2. Multiplexadores
  3. Buffer Tri-State
  4. Codificadores
  5. Decodificadores
e-Aulas | Sobre o Projeto | Fale Conosco | Política de Uso | Ajuda |

© 1997-2013 Universidade de São Paulo