Carregando

Vídeo 1 de 1

Farmacologia

Farmacologia dos Receptores e mediadores químicos do Sistema nervoso autônomo

por Edson Roberto da Silva

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (77)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 480 px) | FLV (640 X 480 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Diferenciação dos receptores colinérgicos em nicotínicos e muscarínicos no sistema nervoso autônomo. Importância da diferenciação para entendimento da seletividade de fármacos por receptores colinérgicos.

Disciplina

ZMV1319-1 Farmacologia

EMENTA

- Introdução à Farmacologia: histórico, conceitos e subdivisões. Vias de Administração de Fármacos.
Farmacocinética
Absorção e Distribuição de Fármacos. Biotransformação e Excreção de Fármacos.
Farmacodinâmica
- Relação Dose-Resposta. Mecanismo de Ação de Fármacos: Aspectos Moleculares. Fatores Modificadores de Efeitos de Fármacos. Ensaios Biológicos.
- Autonômica. Adrenérgicos. Antiadrenérgicos. Colinérgicos. Anticolinérgicos. Junção Neuromuscular. Anestésicos Locais. Histamina e seus Antagonistas. Cininas. Derivados do Ácido Araquidônico. Antiinflamatórios Não-Esteroidais. Antiinflamatórios Esteroidais: Glicocorticóides.
-Transmissão Química e Ação de Drogas no SNC. Hipnóticos. Opióides e seus Antagonistas.
Glicosídeos Cardíacos. Fármacos Diuréticos.
Fármacos que Modificam a Motilidade Uterina.
Interação Medicamentosa.
-Sistema Nervoso Central: neurotransmissão central; tranquilizantes; pré-anestésicos; relaxantes musculares de ação central; anticonvulsivantes; hipnoanalgésicos.
Farmacodinâmica dos Quimioterápicos:
Histórico da Química Farmacêutica: Princípios gerais, Conceitos.
Antimicrobianos: anti-sépticos e desinfetantes; quimioterápicos; antibióticos beta-lactâmicos; aminoglicosídeos; polimixinas; bacitracina; vancomi-cina; tetreciclinas; cloranfenicol e análogos; macrolídeos; lincosamidas; rifamicinas; fosfomicinas; novobiocina; antifúngicos; antivirais.

Antiparasitários: anticestódeos; antitrematódeos; anti-nematódeos; antiprotozoários; agentes empregados no controle de ectoparasitos.
Farmacologia Aplicada do Aparelho Digestivo: amargos; demulcentes, protetores de mucosa; adsorventes; adstringentes; carminativos e antiespumantes; antifermenta-tivos; antiácidos; bloqueadores de secreção de ácido clorídrico; eméticos; antiemé-ticos; antidiarréicos; catárticos; hepatoprotetores.
Farmacologia Aplicada dos Anti-inflamatórios: conhecer as vantages e desvantagens do uso do anti-inflamatórios em Medicina Veterinária, tanto os anti-inflamatórios esteróides como os não-esteróides.
Farmacologia Aplicada do Trato Respiratório: conhecer os mecanismos ligados à formação do muco e do catarro e os medicamentos e procedimentos que favorecem a eliminação dos mesmos do trato respiratório. Expectorantes reflexos e inalantes; antitussígenos; broncodilatadores.
Promotores de crescimento: fármacos que promovem aumento da eficiência alimentar, do crescimento corporal e do ganho de peso de animais, seus riscos potenciais para a saúde pública e os fatores que modificam esses efeitos.
Farmacologia Aplicada do Aparelho Reprodutor: medicamentos empregados para sincronização do ciclo estral e transferência de embriões; medicamentos que atuam na motilidade uterina. Noções de Imunofarmacologia.

Objetivo

Compreensão dos fenômenos Farmacocinéticos e Farmacodinâmicos dos Fármacos utilizados em Medicina Veterinária.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Farmacologia dos Receptores e mediadores químicos do Sistema nervoso autônomo
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-3290