Carregando

Diagnóstico por imagem da doença cerebrovascular hemorrágica

por Antonio Carlos dos Santos

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (9)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 426 px) | FLV (640 X 426 px)

Sobre a aula

Aula disponibilizada para a disciplina RCG0457 - Aplicações clínicas do diagnóstico por imagem, da grade do curso de Medicina da FMRP USP.

Disciplina

RCG0457-1 Aplicações clínicas do diagnóstico por imagem

EMENTA

Conteúdo composto por: 1) Noções de radiografia simples e contrastada, ultrassonagrafia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiografia e medicina nuclear, com ênfase na indicação, contra-indicação, interpretação dos achados fundamentais nas diferentes doenças. 2) Noções de procedimentos intervencionistas baseados na imagem tais como drenagem de coleções e abscessos, biópsias, embolizações terapêuticas, angioplastia e colocação de stents.A disciplina tem como meta desenvolver conceitos e práticas por meio da participação do estudante em atividades de interpretação de exames de imagens, discutindo aspectos da indicação clínica, solicitação de exames, anatomia normal e patológica, descrição radiológica dos principais achados, lista de diagnósticos diferenciais e o diagnóstico mais provável, com correlação com os dados clínico-laboratoriais. Essa atividade será realizada em sala multimídia com a máxima aproximação possível da rotina de serviço do médico radiologista, com casos índice selecionados para abordar aspectos práticos e diários da profissão, contribuindo para o melhor entendimento por parte dos alunos no que diz respeito aos avanços e limitações dos diversos métodos, bem como a sua utilização de maneira criteriosa, adequada e racional.

Objetivo

Gerais: proporcionar aos alunos conhecimentos básicos do diagnóstico por imagem no que diz respeito às indicações clínicas, principais achados e diagnósticos diferenciais. Específicos: 1) Reconhecer os principais métodos de imagem e suas indicações;2) Ter noções básicas de semiologia da imagem das principais lesões dos diversos sistemas;3) Saber as indicações gerais dos exames, suas vantagens e limitações;4) Identificar qual o exame melhor indicação para cada situação clínica.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Neuroimagem - indicação de exames
  2. Diagnóstico por imagem da doença cerebrovascular isquêmica
  3. Diagnóstico por imagem da doença cerebrovascular hemorrágica
  4. Diagnóstico por imagem das infecções do sistema nervoso central
  5. Diagnóstico por imagem das neoplasias do encéfalo
  6. Diagnóstico por imagem em oftalmologia
  7. Diagnóstico por imagem em otorrinolaringologia
e-Aulas | Sobre o Projeto | Fale Conosco | Política de Uso | Ajuda |

© 1997-2013 Universidade de São Paulo