Carregando
Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (644 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Estudo dos testes de comparação entre tratamentos, com especial destaque às recomendações, vantagens e desvantagens dos testes de médias utilizados em experimentos com tratamentos não estruturados (Tukey, Duncan, LSD, SNK, Scheffé, Bonferoni, Dunnett) ou de tratamentos estruturados em classes (contrastes ortogonais e não ortogonais).

Disciplina

VNP5723-5 Estatística I - Planejamento e Análise de Experimentos em Produção Animal

EMENTA

1) Estudo dos conceitos fundamentais ao planejamento de experimentos baseados no método científico moderno, com definições de hipótese científica, definição da estrutura do experimento (delineamento experimental e arranjo de tratamentos), cuidados com a coleta de dados, os princípios e usos das análises estatísticas, bem como inferência aos resultados.
2) Definições dos princípios básicos da experimentação animal, com destaque ao princípio da repetição, apresentando as diferentes definições e manejos da unidade experimental, ao princípio da casualização e ao princípio do controle local (uniformidade das unidades experimentais, uniformidade de protocolo de tratamentos e uniformidade do meio).
3) Definições e análise crítica a respeito de precisão dos experimentos com animais, bem como estudo dos métodos para melhorar a precisão, com considerações pertinentes à fase pré-experimental.
4) Estudo das definições, usos, vantagens e desvantagens, bem como princípios da escolha dos diversos delineamentos utilizados comumente na experimentação animal. Especial destaque será dado aos delineamentos inteiramente casualizados, delineamentos em blocos casualizados e delineamentos em reversão (quadrado latino e suas variações, quadrados reticulados, delineamento em reversão simples com seqüência balanceada - cross over, delineamentos em reversão dupla - swich back), além dos delineamentos que façam uso de parcelas subdivididas (split-plot e medidas repetidas no tempo). Apresentação de aspectos particulares na experimentação com aves, suínos, eqüinos, pequenos ruminantes, bovinos leiteiros e de corte.
5) Estudo das definições de tratamentos e classificações dos arranjos de tratamentos utilizados na experimental animal aplicada. Especial destaque será dado às classificações quanto à estrutura dos tratamentos e quanto ao número de fatores. Definições e usos dos tratamentos não estruturados, tratamentos estruturados em níveis e tratamentos estruturados em classes. Definições e análise crítica dos experimentos fatoriais, frente aos experimentos com apenas um fator.
6) Princípios de interpretação dos resultados das análises e tópicos relativos à apresentação dos resultados nos periódicos mais comuns da área de nutrição e produção animal.

Objetivo

Os objetivos são:
1) Fornecer aos alunos os elementos básicos e necessários para o planejamento adequado de experimentos na área da nutrição e produção, envolvendo as diferentes espécies de animais domésticos.
2) Fornecer subsídios para a correta elaboração de projetos, com ênfase nos procedimentos estatísticos adotados pelo método científico moderno.
3) Introduzir métodos de análise e interpretação de dados coletados em experimentos dessa natureza.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Introdução à estatística (Top 1)
  2. Apresentação da disciplina (Top 0)
  3. Medidas de tendência central (Top 2)
  4. Princípios da experimentação (Top 4)
  5. Medidas de dispersão (Top 3)
  6. Princípios da ANOVA (Top 5)
  7. Premissas da estatística (Top 6)
  8. Tratamento preliminar dos dados (Top 7)
  9. Inteiramente casualizado (Top 8)
  10. Blocos ao acaso (Top 9)
  11. Quadrado latino (Top 10)
  12. Cross over (Top 11)
  13. Teste de médias (Top 12)
  14. Contrastes ortogonais (Top 13)
  15. Arranjo Fatorial (Top 14)
  16. Parcelas sub-divididas (Top 15)
  17. Correlação (Top 16)
  18. Regressão simples - Parte A (Top 17)
  19. Regressão simples - Parte B (Top 18)
  20. Regressão simples - Parte C (Top 19)
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942