Carregando
Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (2)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Ensino-aprendizagem de aspiração de VAS e traqueostomia em enfermagem pediátrica e neonatal

Disciplina

ERM0303-8 Cuidado Integral à Criança e ao Adolescente

EMENTA

Saberes Cognitivos:
1) Cuidado integral de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescentes hospitalizados, no processo saúde doença, por meio da aplicação das etapas do processo de enfermagem - coleta de dados (entrevista, exame físico), diagnóstico de enfermagem; planejamento; implementação e avaliação, segundo o referencial teórico Wanda Horta (necessidades humanas básicas), utilizando os sistemas de linguagem padronizadas (SLP), NANDA-I, NOC, NIC.
2) Cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias, fundamentado em referenciais teóricos da enfermagem familiar: modelo de crenças na família, enfermagem familiar na promoção de saúde de famílias; Family management.
3) Cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias, fundamentado em referenciais do cuidado desenvolvimental, cuidado atraumático, apego mãe e filho;
4) Intervenções de enfermagem no recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados:
* manejo de vias aéreas e controle de vias aéreas artificiais (traqueostomia);
* manejo da manutenção da termorregulação (manuseio de incubadora, hipo e hipertermia);
* manejo de sondas gástrica (SNG, SOG, e Gastrostomia) e vesical (alívio e demora);
* manejo do aleitamento materno e alimentação;
* manejo de ostomias;
* manejo de acessos venoso, periférico e central (punção venosa periférica, CVC-TI, CVC-SI, CCIP)
* cuidados com a pele e higiene corporal;
* avaliação do crescimento e desenvolvimento (gráfico pôndero-estatural, antropometria e habilidades do desenvolvimento, a partir dos parâmetros de Denver);
* avaliação da situação vacinal em situação de hospitalização;
* manejo do ambiente e prevenção de acidentes;
5) Biossegurança e isolamento aplicados à prática clínica em unidades de internação pediátrica e neonatal:
* precauções padrão;
* precauções baseadas na transmissão (contato, gotícula e aerossol);
6) Organização da assistência em unidades de internação pediátrica, neonatal e alojamento conjunto (filosofia de cuidado, processo de trabalho, avaliação da estrutura física, recursos humanos e materiais - comparação com as Resoluções e Portarias Ministeriais que orientam a assistência)
7) Aspectos relevantes para o registro de enfermagem em prontuários, relacionados aos procedimentos desenvolvidos na prática clínica (entrevista, avaliação clínica, avaliação de procedimentos de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação do recém-nascido, criança e adolescentes hospitalizados).
8) Princípios da bioética aplicados ao cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias (participação da família no cuidado, processo de tomada de decisão, cuidados no fim da vida e cuidados paliativos).
9) Estudos clínicos com a utilização das fases do processos de enfermagem e Sistemas de Linguagens Padronizadas (SLP) e articulação dos conhecimentos advindos das ciências básicas e aplicadas.

Saberes Procedimentais:
1) Prestar cuidado integral de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescentes hospitalizados, no processo saúde doença, por meio da aplicação das etapas do processo de enfermagem - coleta de dados (entrevista, exame físico), diagnóstico de enfermagem; planejamento; implementação e avaliação, segundo o referencial teórico Wanda Horta (necessidades humanas básicas), utilizando os sistemas de linguagem padronizadas (SLP), NANDA-I, NOC, NIC.
2) Prestar cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias, fundamentado em referenciais teóricos da enfermagem familiar: modelo de crenças na família, enfermagem familiar na promoção de saúde de famílias; Family management.
3) Prestar cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias, fundamentado em referenciais do cuidado desenvolvimental, cuidado atraumático e apego mãe e filho;
4) Desenvolver intervenções de enfermagem em laboratórios e em cenários da prática clínica ao no recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados:
*Identificar necessidades de oxigenação, circulação, termorregulação, integridade tecidual, alimentação e hidratação, eliminação, percepção sensorial, sono e repouso, sexualidade, psicossocial e psicoespiritual.
* Implementar e avaliar os cuidados de enfermagem frente às necessidades identificadas;
*Avaliar o crescimento e desenvolvimento infantojuvenil, por meio da antropometria e utilização de gráficos pôndero-estatural.
* Avaliar as habilidades de desenvolvimento do recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados, de acordo com o parâmetros de desenvolvimento de Denver.
*Avaliar a situação vacinal em situação de hospitalização.
* Identificar necessidades de manejo do ambiente sensorial (ruído, luminosidade e manipulação) e de prevenção de acidentes.
* Implementar e avaliar cuidado de enfermagem relacionado ao manejo do ambiente sensorial e à prevenção de acidentes.
5) Aplicar conhecimento de biossegurança e isolamento no cuidado de enfermagem em unidades de internação pediátrica e neonatal:
6) Reconhecer aspectos inerentes à organização da assistência em unidades de internação pediátrica, neonatal e alojamento conjunto, a partir da comparação entre a realidade vivenciada e Resoluções e Portarias Ministeriais que orientam a assistência.
7) Registrar dados clínicos do diagnóstico, do planejamento, da implementação e da avaliação dos cuidados de enfermagem, desenvolvidos de acordo com os princípios éticos, conhecimento científico e normas para os registros de enfermagem propostas pelo COREn.
8) Reconhecer e aplicar os princípios da bioética no cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias.
9) Elaborar, apresentar e discutir estudos clínicos, com a utilização das fases do processos de enfermagem, Sistemas de Linguagens Padronizadas (SLP) e articulação dos conhecimentos advindos das ciências básicas e aplicadas.
10) Analisar os dados que compõem o prontuário do recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados (registros realizados pela equipe multiprofissional), para subsidiar o raciocínio clínico do processo de enfermagem.
11) Analisar os resultados de exames clínicos laboratoriais e exames diagnósticos complementares, para subsidiar o raciocínio clínico do processo de enfermagem.

Saberes Atitudinais:
1) Demonstrar atitude proativa para o cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias (atitude crítico-reflexiva, motivação e curiosidade para buscar e ampliar o conhecimento).
2) Demonstrar habilidades de comunicação na interação com o recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias, equipe de saúde, grupo de estudantes e facilitadores.
3) Demonstrar respeito nas interações com o recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias, equipe de saúde, grupo de estudantes e facilitadores.
4) Identificar e utilizar recursos para a prática segura no cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias.
5) Realizar cuidado humanizado ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias.
6) Demonstrar atitudes éticas no cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias.
7) Demonstrar capacidade para o cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias, de forma sistemática, com o estabelecimento de prioridades e utilização de recursos materiais e equipamentos disponíveis.
8) Demonstrar atitudes profissionais em relação à assiduidade, pontualidade e apresentação pessoal, de acordo com o ambiente hospitalar e de forma segura.
9) Registrar o cuidado de enfermagem prestado ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias, de forma a estabelecer a sua continuidade e gerar fonte de dados para a sua avaliação.
10) Apresentar habilidades e estratégias para realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente hospitalizados e suas famílias.

Método de Ensino:
Processo pedagógico que utiliza a aprendizagem significativa. O aluno é sujeito do processo ensino-aprendizagem, de modo a contribuir com a transformação social da realidade. O professor é o mediador deste processo e age valorizando o conhecimento prévio do estudante e não como detentor do saber.
Estratégias de ensino:
- Aulas expositivas dialogadas.
- Utilização de tecnologias educacionais digitais (softwares, serious game, sites, cartilhas, folders).
- Chat/Fórum.
- Laboratório de habilidades em saúde da criança, relativo aos cuidados de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente.
- Laboratório de simulação do cuidado de enfermagem ao recém-nascido, criança e adolescente.
- Discussão de casos clínicos.
- Atividades prático-clínicas.
Recurso pedagógico
- Ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Objetivo

Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Cuidados de enfermagem ao paciente pediátrico / neonatal com SNG e sua família (com passagem de plantão)
  2. Recepção do recém-nascido - EERP-USP
  3. Medidas terapêuticas em enfermagem pediátrica e neonatal
  4. Aspiração de traqueostomia e vias aéreas superiores em pediatria e neonatologia
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942