Carregando

Vídeo 2 de 8

Telemedicina

Modelos Educacionais em Teleducação interativa e Media Training

por Chao Lung Wen

Incorporar
Recomendar
Download
        
Gostei (12)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 480 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Disciplina

MPT1445-1 Telemedicina

EMENTA

: Aulas Teóricas -Temas a abordar: "Telemedicina -Princípios e Estruturas de Internet"; "Internet e Medicina: Presente e Futuro"; "Internet e Educação Médica" e "Ética de Informação Médica na Internet". Aulas Práticas -serão ministradas: A) Noções básicas de browser (Netscape ou Internet Explorer) e navegação na Internet, sobretudo para captar sites relevantes; B) Uso de e-mail para intercâmbio de dados; C) Conhecimento básico do Front Page, software para elaborar páginas web para: a) criar páginas de casos clínicos, b) criar páginas com frames, c) criar formulários de preenchimento; D) Noções básicas para tratamento de fotos e imagens; E) idem sobre banco de dados na Internet; I) Noções do uso de Intranet; G) idem sobre senha de acesso na Intranet; H) Uso de Powerpoint Assistant. Programas a serem desenvolvidos pelos alunos em horas de estudos: 1) Aula ou caso clínico, com objetivos bem definidos, disponibilizado na Internet ou Intranet; 2) Auto-avaliação interativa baseada no tema anterior, com testes de múltipla escolha, respostas e referências; 3) Padronização e criação de formulários para envio de casos clínicos pela Internet; 4) Estudo para captar dados de protocolos científicos via Internet.

Objetivo

Os alunos deverão ser capazes de expor os princípios e estruturas da Internet, explicar a importância e o alcance da tele-informática como instumento de educação médica e expor os aspectos éticos da informação médica na Internet. Os alunos serão habilitados a: 1) preparar uma aula ou um caso clínico para sua disponibilização na Internet e/ou Intranet; 2) elaboar um tema informatizado para auto- avaliação de estudantes de graduação (e mesmo de pós-graduação sensu latu); 3) estruturar dados clínicos para fins de intercâmbio na Internet; 4) viabilizar a captação de protocolos de levantamentos de dados médicos (ou outros) via Internet.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Como se desenvolve um objeto de aprendizagem baseado em computação gráfica
  2. Modelos Educacionais em Teleducação interativa e Media Training
  3. Panorama da Telemedicina
  4. Panorama da Telemedicina no Brasil e no mundo
  5. Redes Sociais em Saúde
  6. Tecnologias Educacionais Interativas
  7. Telemedicina e Telessaúde para Atenção Primária à Saúde
  8. Ética em Telemedicina
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-3290