Carregando

Vídeo 1 de 35

Nutrição Animal

Lipídios

por Paulo Henrique Mazza Rodrigues

Incorporar
Recomendar
Download
        
Gostei (10)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1082 X 720 px) | MP4 (542 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores. Esta licença permite o download do vídeo para usuários logados no sistema.

Sobre a aula

Estudo dos lipídios em alimentação animal. Estudo das definições, classificações, estrutura, propriedades físicas e métodos analíticos para quantificação dos lipídios. Estudo da digestão e processos metabólicos pós-absortivos dos lipídios. Estudo das interações entre as propriedades físicas dos lipídios e seus efeitos sobre a digestão ruminal, especialmente da fibra. Estudos dos métodos para estabelecimento dos limites da adição de lipídios na alimentação animal.

Disciplina

VNP3105-1 Nutrição Animal

EMENTA

1) Introdução à nutrição animal: importância, aplicações, histórico e futuro da nutrição animal. Definições e terminologia utilizadas em nutrição animal.
2) Diferentes critérios de classificação dos alimentos, com ênfase às definições, importância, características, fontes e usos. Alimentos volumosos, com destaque às gramíneas e leguminosas, conservadas pela ensilagem, fenação e outros. Alimentos basais (energéticos), com destaque aos cereais, raízes e tubérculos, bem como óleos e gorduras. Alimentos protéicos, com destaque aos subprodutos das indústrias de alimentos. Importância nutricional de minerais, vitaminas e aditivos empregados na alimentação animal.
3) Abordagens sobre proteína e aproveitamento pelos animais. O fluxo de nitrogênio em animais, apresentando as principais fontes de nitrogênio, digestão, metabolismo e formas de excreção. Conceitos de reciclagem de nitrogênio no rúmen, bem como dos fatores que afetam a produção de proteína microbiana. Fatores que afetam as exigências de proteína por animais; estudo dos diferentes métodos para quantificação das exigências de nitrogênio, proteína e aminoácidos, bem como dos métodos para avaliar a quantidade e qualidade da proteína nos alimentos.
4) Carboidratos em suas definições, importância, classificação e métodos analíticos para determinação dos carboidratos. Importância da fibra na alimentação de não-ruminantes, bem como as causas e conseqüências da acidose lática ruminal e síndrome da depressão da gordura no leite em ruminantes.
5) Lipídios em alimentação animal. Definições, classificações, estrutura, propriedades físicas e métodos analíticos para quantificação dos lipídios. Digestão e processos metabólicos pós-absortivos dos lipídios. Interações das propriedades físicas dos lipídios e seus efeitos sobre a digestão ruminal, especialmente da fibra. Métodos para estabelecimento dos limites da adição de lipídios na alimentação animal.
6) Conceitos de energética aplicada à nutrição animal, com destaque ao fluxo de energia, aos métodos de mensuração das exigências de energia, aos fatores que afetam as exigências de energia e aos métodos para aumentar a disponibilidade de energia nos alimentos. Pontos críticos dos diferentes sistemas para avaliação das exigências e caracterização da concentração de energia nos alimentos.
7) Minerais: estudos das funções, metabolismo e deficiências. Métodos e sistemas utilizados para estimar as exigências e disponibilidade de macro e micro-elementos em animais.
8) Vitaminas: estrutura, funções, metabolismo e deficiências. Métodos e sistemas utilizados para estimar as exigências de vitaminas lipo e hidrossolúveis por animais.

Objetivo

Fornecer ao aluno conhecimentos teóricos essenciais à nutrição dos animais de interesse zootécnico. Tem por finalidade, ainda, informar ao aluno aspectos da ingestão, digestão, absorção, transporte, armazenamento e excreção dos componentes dos alimentos, bem como suas funções no organismo.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Lipídios
  2. Fibra
  3. Energia
  4. Fermentação Ruminal - I
  5. Fermentação Ruminal - II
  6. Vitaminas Lipossolúveis - I
  7. Vitaminas Lipossolúveis - II
  8. Vitaminas Hidrossolúveis - I
  9. Vitaminas Hidrossolúveis - II
  10. Ferro
  11. Iodo
  12. Macrominerais
  13. Cobre
  14. Zinco
  15. Cobalto
  16. Aditivos
  17. Manganês
  18. Selênio
  19. Avaliação da Disciplina - VNP3105
  20. Introdução à nutrição
  21. Alimentos energéticos
  22. Alimentos proteicos
  23. Proteína
  24. Tiamina
  25. Carboidratos não estruturais
  26. Riboflavina
  27. Niacina
  28. Piridoxina
  29. Ácido pantotênico
  30. Biotina
  31. Ácido fólico
  32. Ácido ascórbico (Vitamina C)
  33. Fósforo
  34. Cálcio
  35. Apresentação da disciplina - VNP3105 - 2021
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942