Carregando

Prática Virtual - Enterobactérias

por Vanessa Bueris

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (7)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

A videoaula simula a aula prática de identificação de enterobactérias que seria realizada em laboratório.
* Os esquemas apresentados nessa aula foram criados com o App biorender.com
* As imagens utilizadas fazem parte de um acervo pessoal ou foram obtidas no Google Images sob licença Creative Commons
* Imagens retiradas de artigos científicos estão devidamente citadas
* Caso alguma imagem tenha direito autoral, por favor, comunique o autor desta apresentação (vanbueris@usp.br) para que possa ser retirada imediatamente

Disciplina

BMM0413-1 Microbiologia Básica e Aplicada à Medicina Veterinária

EMENTA

Aulas teórico-práticas, Introdução ao estudo da microbiologia. Metodologia geral de estudo dos microrganismos. Morfologia, citologia e fisiologia dos microrganismos. Genética dos microrganismos. Classificação geral dos microrganismos. Bases de suas sistemáticas e nomenclaturas. Ação dos agentes físicos, químicos e quimioterápicos. Propriedades gerais dos agentes de maior interesse veterinário.
1) Bacteriologia: Introdução à Microbiologia Veterinária e ao trabalho em laboratório em microbiologia; Normas de biosegurança; Morfologia e estrutura bacteriana (Coloração de Grani); Observação microscópica de bactérias gram positivas e grani negativas; Crescimento bacteriano, cultura e isolamento em meios de cultura; Cultura pura e isolamento bacteriano em meios líquidos e sólidos; Metabolismo bacteriano e identificação bioquímica; Identificação presuntiva e semeadura em série bioquímica para identificação bacteriana; Genética bacteriano; Microbiota, infecção e patogcnicidade (fatores dc virulência); Transmissão e disseminação de microorganismos; Esterilização e desinfecção: Avaliação de anti-sépticos e desinfetantes em função da concentração e tempo dc interação; Antibacterianos e antibiograma; Bactérias gram-positivas de importância Médica Veterinária (Staphy/ococcus spp. / Streptococcus spp./ Bacillus spp.); Identificação de bactérias Gram-positivas (Staphylococcus spp., Streptococcus); Bacilos Gram-negativos de importância Médica Veterinária (Enterohacteriaceae); Identificação de bactérias Gram-negativas (Escherichia coli, Salmonella spp.); Bactérias não fermentadoras (Pseudomonas, Burkholderia) e Pasteurellaceae, Micro-organismos espirais e curvos; Gêneros Mycobacterium e Brucella; Observação BAAR (Ziehl-Neelsen); Bactérias aneróbias, Gênero Mycop/asina; Patógenos transmitidos pelo sangue (Anaplasma, Ehrlichia, Bano►ella e R ickettsia); Cwynebacterium e Rhodococcus.
2) Mitologia: Morfologia e fisiologia dos fungos; Cultivo e ecologia dos fungos; Doenças fúngicas de interesse veterinário; Antifungigrama e observação de isolados clínicos; Micotoxinas e Micotoxicose; Isolamento de fungos em grãos por semeadura direta; Controle do crescimento de fungos;
Dermatofitoses (caracterização dos dermatofitos, etiologia, e diagnóstico laboratorial); Leveduroses (caracterização da Malasseziose, Candídiase e Criptococose, etiologia e diagnostico laboratorial); Fungos dimórficos e micoses sistêmicas (caracterização da Esporotricose, Histoplasmose, Paracoccidiodomicosc, etiologia, e diagnóstico laboratorial); Micoses sub-cutâneas e fungos oportunistas (caracterização de aspergioloses, feo-hifomicoses, ferida-brava, etiologia e diagnóstico laboratorial).
3) Virologi a: Estrutura e classificação dos vírus; Cultivo de vírus e efeito citopático; Método de estudo de vírus; Hemaglutinação; Replicação virai; Reação de neutralização; patogênese virai; Diagnóstico rápido das viroses (ELISA); Viroses em Animais Domésticos; Raiva no Brasil: Uma Nova Realidade Molecular; Febre Aftosa: Uma Realidade Brasileira; Influenza Aviária e Doença de NewCastle; Técnicas de Coleta de Material para influenza Aviaria; Viroses de Impacto Econômico para o Brasil; Vírus de Interesse em Medicina da Conservação; Doença do Oeste do Nilo; Viroses Emergentes; Vírus oncogênicos e prions.

Objetivo

Fornecer conhecimentos básicos de bacteriologia, micologia e virologia, introduzindo os conceitos e práticas relativas ao diagnóstico microbiológico das principais doenças infecto-contagiosas de interesse em Medicina Veterinária, bem como em Saúde Pública.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Videoaula Enterobactérias
  2. Videoaula Escherichia coli e Salmonella
  3. Aula Biologia dos Fungos - Morfologia - Taxonomia - Fisiologia
  4. Prática Virtual - Enterobactérias
  5. Aula sobre fungos toxigênicos
  6. Aula Micoses cutâneas - Dermatófitos e Malassezia sp.
  7. Aula Candida e Cripto
  8. Fungos com Dimorfismo Térmico
  9. Micoses Subcutâneas e Sistêmicas
  10. Antifúngicos
  11. Aula de Aneróbios (Bacteriologia Aplicada)
  12. Video Mary Tifóide
  13. Gênero Mycobacterium (Bacteriologia Aplicada)
  14. Brucella spp. (bacteriologia Aplicada)
  15. Mollicutes/Mycoplasma spp - primeira parte da aula (Bacteriologia Aplicada)
  16. Bactérias espirais e curvas (Bacteriologia Aplicada)
  17. Mollicutes (Mycoplasma spp/Hemoplasma) - segunda parte da aula (Bacteriologia Aplicada)
  18. Cocos gram-positivos (Staphylococcus e Streptococcus) (Bacteriologia Aplicada)
  19. Corynebacterium e Rhodococcus (Actinobactérias) (Bacteriologia Aplicada)
  20. Bactérias não fermentadoras e Pasteurella (Bacteriologia Aplicada)
  21. Aula de Hemaglutinação
  22. Anaplasma, Ehrlichia, Bartonella (Bacteriologia Aplicada)
  23. Propriedades gerais dos virus
  24. Aula de hemaglutinação indireta
  25. Aula prática iolamento viral - efeito citopático
  26. Coronavirus
  27. Viroses em medicina da conservação
  28. Aula sobre o vírus da Raiva
  29. Métodos de estudo e diagnóstico de vírus
  30. Aula de patogênese viral 1
  31. Aula de patogênese viral 2
  32. Influenza e Doença de New Castle
  33. Viroses de importância em equinos
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942