Carregando

Aula de extrusão parte 2

por Eduardo Franco de Monlevade

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (0)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Segunda parte da aula de extrusão; FIcou faltando a parte de cálculos de força de extrusão, que pode ser vista no Moodle (pdf)

Disciplina

PMT3422-1 Conformação dos Materiais Metálicos

EMENTA

1.Revisão dos principais aspectos da Mecânica dos Materiais associados aos processos de conformação: deformação em estados triaxiais de tensão, desenvolvimento de instabilidades de deformação, papel do atrito na conformação mecânica.
2.Noções de cálculo numérico aplicado à conformação mecânica: métodos de diferenças finitas e elementos finitos. Principais softwares comerciais. Exemplos de cálculos. Cálculos de temperatura de processo
3.Conceitos de rugosidade; métodos de medida de rugosidade; importância da rugosidade para a conformação; conceitos de atrito; força de atrito; mecanismos de atrito; mecanismos de desgaste
4.Tipos de prensas; Prensas hidráulicas, prensas mecânicas, prensas de fuso e martelos; particularidades de cada prensa; mecanismos; princípios de funcionamento
5.Laminação: Laminação no contexto da siderurgia e da metalurgia de não ferrosos. Principais tipos de laminadores. Relações geométricas na laminação e o cálculo da deformação. Cálculo da carga de laminação. Laminação a frio e a quente. Torque e potência dos equipamentos. Defeitos de laminação. Laminação helicoidal
6.Forjamento: Definição do processo e principais rotas de processamento. Equipamentos de forjamento. Tipos de prensas usadas para forjamento. Cálculo de carga de forjamento. Noções de dimensionamento de equipamentos. Noções de projeto de matrizes.Defeitos de forjamento.
7.Trefilação: Definição do processo e principais rotas de processamento. Equipamentos de trefilação. Noções de especificação de fieiras. Defeitos de trefilação.
8.Extrusão: Definição do processo e principais rotas de processamento. A zona de fluxo restringido. Equipamentos de extrusão. Noções de especificação de matrizes. Defeitos de extrusão.
9.Estampagem: Definição do processo e principais rotas de processamento. Ensaios de estampabililidade e a Curva Limite de Conformação (CLC). Noções de projetos de estampos. Defeitos de estampagem. Processos modernos de estampagem: Tailor Welded Blanks, Hydroforming, Fabricação de tubos por estampagem.

Objetivo

Levar o aluno a compreender os princípios metalúrgicos dos processos de conformação mecânica. Apresentar ao aluno os principais processos de conformação aplicados a materiais metálicos, a saber: laminação, forjamento, extrusão, trefilação e estampagem. Capacitar o aluno a executar atividades tecnológicas simples voltadas aos processos de conformação (como por exemplo, o cálculo de carga de laminação, a especificação de uma prensa de forjamento ou mesmo a especificação de matrizes simples), com ou sem o auxílio do computador.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Aula de Extrusão - Primeira Parte
  2. PMT3422 - Rugosidade
  3. Aula de extrusão parte 2
  4. Aula de trefilação - parte 1
  5. Aula de trefilação - Parte 2
  6. Aula de Forjamento
  7. Aula de estampagem parte 1
  8. Aula de estampagem parte 2
  9. Aula de laminaçao parte 1
  10. Laminação Parte 2
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942