Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia

Pedagogia

Há 385 vídeos disponíveis em 32 disciplinas desta profissão
32 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

1.É esperado que, ao final do curso, o(a) aluno(a) reconheça as etapas da constituição do sistema escolar brasileiro com ênfase no estudo das principais legislações do ensino no Brasil, seu contexto histórico, político e seus determinantes econômicos. 2. É esperado, também, que o estudante identifique e reconheça a estrutura e o funcionamento da escola brasileira em suas diferentes modalidades e graus. Procedimentos de Ensino – aula expositiva e dinâmica de grupo. 3. Recursos de Ensino – lousa, giz, projeção em multimídia, filmes e leituras dos textos recomendados. 4. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Nas atividades de Prática como Componente Curricular (30h) e Estágio Supervisionado (30h) os alunos vão conhecer a estrutura e funcionamento da escola, analisar os projetos político pedagógico na escola.
1. Apresentar o histórico e os fundamentos da psicologia enquanto ciência. Apresentar os pressupostos teóricos das principais escolas da psicologia. 3. Utilizar as contribuições da Psicologia da Educação na compreensão dos alunos em suas semelhanças e diferenças no que diz respeito aos diversos aspectos do seu processo evolutivo. Entrevistas realizadas pelos licenciandos para estudar a motivação, nas 60 h de Prática como Componente Curricular (PCC).
Ser capaz de reconhecer a inter-relação entre a ciência e a tecnologia e a modificação da sociedade; entender o papel da tecnologia na modificação da sociedade; entender a sociedade de consumo e os meios de produção em grande escala; determinar os novos meios de produção de bens e de energia numa perspectiva histórica.
A disciplina visa aprofundar o conhecimento das questões chave do ensino de ciências, contextualizando sua abordagem no trabalho de educadores inovadores, que abordaram questões que desafiam os professores no cotidiano das salas de aula, como a promoção de equidade de gêneros, a administração de conflitos de fundo cultural e as contribuições da história da ciência para seu ensino.
a) Oferecer subsídios ao licenciando para analisar aspectos da construção do conhecimento em sala de aula, com vistas a planejar estratégias de ensino, e analisar.
b) Trabalhar para o desenvolvimento de autonomia docente em que conhecimentos teóricos e práticos sejam aprimorados constantemente por meio de reflexões e análises.
a) Introduzir o licenciando em práticas pedagógicas para ministrar disciplinas de Ciências no Ensinos Fundamental, por meio de referencias teóricos e metodológicos sobre o planejamento de ensino.
b) Embasar o licenciando com elementos teóricos, metodológicos e práticos sobre a organização, planejamento e avaliação de atividades de ensino.
c) Apresentar as principais linhas de desenvolvimento de atividades, aulas e sequências de ensino da Educação em Ciências.
d) Elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de ensino no contexto da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental.
Aprofundar o entendimento referente a conceitos-chave no ensino de ciências por meio de estudos bibiográficos, principalmente utilizando fontes em português. Serão objeto de estudo as definições de conceito linguístico e conceito científico, procedimento experimental, discurso científico e discurso quotidiano, conflito cognitivo, ato educativo, triângulo didático, avaliação, epistemologia e método científico, contrato didático, trama conceitual e transposição didática. Ao final do curso o aluno deverá ter revisado as bases teóricas para poder ter um sólido quadro teórico para elaborar projetos de ensino de ciências na educação básica.
Tendo em vista a complexidade sócio-histórica que caracteriza o mundo contemporâneo e, consequentemente, os novos arranjos subjetivos daí decorrentes, o objetivo principal da disciplina remete à criação e à sedimentação de um solo conceitual capaz de oferecer perspectivas teórico-práticas consequentes quanto aos desafios que envolvem o trabalho docente na atualidade, por meio do enfrentamento de um conjunto de injunções concretas que atravessam o cotidiano escolar.
Tendo como compromisso a formação de professores de ciências capazes de atuar de forma efetiva junto a alunos público-alvo da educação especial em uma perspectiva da educação inclusiva esta disciplina pretende oferecer conhecimentos a respeito dos fundamentos, políticas e práticas pedagógicas da educação especial. Apresentar tecnologias assistivas para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. A educação de Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
• Discutir algumas das tendências pedagógicas no ensino de ciências com especial atenção a educação não formal e divulgação científica desenvolvida pelos museus
• Compreender o conceito de transposição didática discutindo as diferenças entre aspectos das Ciências Naturais e do conhecimento científico ensinado e divulgado nas escolas e nos museus e em outras mídias
• Aprofundar a compreensão das especificidades pedagógicas dos museus de ciências
• Discutir as possibilidades e limites da relação museu e escola
32 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942