Carregando
Página inicial »Humanas » Pedagogia

Pedagogia

Há 378 vídeos públicos disponíveis em 30 disciplinas desta profissão.
30 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Estabelecer um ponto de partida para a diferenciação entre ciência, ciência aplicada e tecnologia a partir de elementos históricos e epistemológicos; Analisar e discutir as implicações didáticas da tecnologia como área produtora de saberes e seu potencial como possível referência de saberes e competências a ensinar; Discutir a relação entre a ciência e a tecnologia e os meios de produção e consumo; Analisar as concepções de tecnologia presentes em materiais didáticos e buscar a superação da idéia de tecnologia como mera ciência aplicada; Analisar e/ou elaborar projetos de ensino que incorporem saberes e competências oriundas da tecnologia, atendendo aos interesses e necessidades do contexto de sala de aula.
A disciplina visa aprofundar o conhecimento das questões chave do ensino de ciências, contextualizando sua abordagem no trabalho de educadores inovadores, que abordaram questões que desafiam os professores no cotidiano das salas de aula, como a promoção de equidade de gêneros, a administração de conflitos de fundo cultural e as contribuições da história da ciência para seu ensino.
a) Oferecer subsídios ao licenciando para analisar aspectos da construção do conhecimento em sala de aula, com vistas a planejar estratégias de ensino, e analisar.
b) Trabalhar para o desenvolvimento de autonomia docente em que conhecimentos teóricos e práticos sejam aprimorados constantemente por meio de reflexões e análises.
a) Introduzir o licenciando em práticas pedagógicas para ministrar disciplinas de Ciências no Ensinos Fundamental, por meio de referencias teóricos e metodológicos sobre o planejamento de ensino.
b) Embasar o licenciando com elementos teóricos, metodológicos e práticos sobre a organização, planejamento e avaliação de atividades de ensino.
c) Apresentar as principais linhas de desenvolvimento de atividades, aulas e sequências de ensino da Educação em Ciências.
d) Elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de ensino no contexto da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental.
Aprofundar o entendimento referente a conceitos-chave no ensino de ciências por meio de estudos bibiográficos, principalmente utilizando fontes em português. Serão objeto de estudo as definições de conceito linguístico e conceito científico, procedimento experimental, discurso científico e discurso quotidiano, conflito cognitivo, ato educativo, triângulo didático, avaliação, epistemologia e método científico, contrato didático, trama conceitual e transposição didática. Ao final do curso o aluno deverá ter revisado as bases teóricas para poder ter um sólido quadro teórico para elaborar projetos de ensino de ciências na educação básica.
Tendo em vista a complexidade sócio-histórica que caracteriza o mundo contemporâneo e, consequentemente, os novos arranjos subjetivos daí decorrentes, o objetivo principal da disciplina remete à criação e à sedimentação de um solo conceitual capaz de oferecer perspectivas teórico-práticas consequentes quanto aos desafios que envolvem o trabalho docente na atualidade, por meio do enfrentamento de um conjunto de injunções concretas que atravessam o cotidiano escolar.
Tendo como compromisso a formação de professores de ciências capazes de atuar de forma efetiva junto a alunos público-alvo da educação especial em uma perspectiva da educação inclusiva esta disciplina pretende oferecer conhecimentos a respeito dos fundamentos, políticas e práticas pedagógicas da educação especial. Apresentar tecnologias assistivas para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. A educação de Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
• Discutir algumas das tendências pedagógicas no ensino de ciências com especial atenção a educação não formal e divulgação científica desenvolvida pelos museus
• Compreender o conceito de transposição didática discutindo as diferenças entre aspectos das Ciências Naturais e do conhecimento científico ensinado e divulgado nas escolas e nos museus e em outras mídias
• Aprofundar a compreensão das especificidades pedagógicas dos museus de ciências
• Discutir as possibilidades e limites da relação museu e escola
A disciplina propõe-se a analisar alguns dos elementos que circunscrevem (tanto limitam e se contrapõem, como promovem e favorecem) o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva com qualidade às crianças e aos jovens.
O papel do professor merece ser revisto à luz dos apelos educativos de nosso mundo e de novas configurações do projeto educativo. Nesse sentido, a problematização das relações professor-aluno permite vislumbrar aspectos condicionantes da aprendizagem e do comportamento do aluno na escola.
30 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

e-Aulas | Sobre o Projeto | Fale Conosco | Política de Uso | Ajuda |

© 1997-2013 Universidade de São Paulo