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Odontologia

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Disciplinas

Preparar o aluno para realizar e interpretar os resultados da avaliação pré-operatória de pacientes, diagnosticar, planejar, executar extração de dentes irrompidos e raízes, e controlar o pós-operatório até a alta do paciente.
a) Promover habilidades manuais e dar ao aluno uma visão prática dos mecanismos gerais das reações orgânicas frente às agressões, por intermédio do exercício da prática cirúrgica. b) Mostrar as diferentes texturas das estruturas anatômicas sob a ação de instrumentos pérfuro-contundentes (agulhas de anestesia e de sutura) e de instrumentos de corte (bisturi e tesoura). c) Associar as alterações regressivas e inflamatórias ao processo de reparação promovido pelas técnicas cirúrgicas de incisão e sutura. d) Despertar no aluno a criatividade, aproximando o universo da tecnologia (cirurgia) ao universo da arte.
A disciplina de Prótese Parcial Fixa II tem por objetivo principal oferecer aos alunos conhecimentos e adestramento adequado para o desenvolvimento e confecção de restaurações com finalidades protéticas em pacientes. Consequentemente capacitando o aluno para a reabilitação protética de pacientes que necessitem de restaurações unitárias e/ou pontes fixas.
Ensinar os fundamentos da Farmacologia como ciência. Despertar consciência crítica a respeito de medicamentos e das interações medicamentosas. Despertar consciência da função de farmacovigilância no âmbito da profissão. Estabelecer as implicações da Farmacologia na Terapêutica Odontológica.
Dar sequência ao aprendizado iniciado no 7º período na Disciplina de Odontopediatria I, fomentando no aluno senso crítico e autonomia na prática clínica, orientando-o no atendimento odontológico de pacientes infantis, possibilitando que realize intervenções que eventualmente não tenham sido efetuadas no semestre anterior, viabilizando o fortalecimento das habilidades clínicas e a consolidação do conhecimento, com ética e cunho social.
O objetivo geral deste projeto de extensão está centrado na educação em saúde bucal, com foco em crianças e adolescentes, com a finalidade de divulgar conhecimento sobre a saúde bucal e formas de prevenção de doenças em paralelo à capacitação de recursos humanos da Educação Básica para inserção destes temas em sala de aula.
Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
- Realizar o diagnóstico diferencial dos defeitos de desenvolvimento dentário, aplicando os conhecimentos teóricos na sua prática clínica.
- Planejar, executar e documentar casos clínicos de pacientes com defeitos de desenvolvimento dentário nas atividades práticas.
- Elaborar projetos de pesquisa na área, baseados tanto nos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos, bem como na literatura específica atual.
O aluno deverá ser capaz de:

1. Realizar abordagem odontológica humanizada do paciente especial.
2. Realizar diagnóstico e conduta adequada de fatores de risco de doenças bucais em pacientes especiais.
3. Atuar na promoção de saúde bucal nos pacientes especiais.
Possibilitar ao aluno conhecer a sequência de tratamento cirúrgico da reabilitação oral com implantes osseointegrados, bem como acompanhar casos clínicos na área de implantodontia.
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