O Curso de Verão Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, ofertado na Faculdade de Saúde Pública da USP em Janeiro 2021, abordou os desafios e ações para a necessária transformação dos sistemas alimentares dos modelos atuais para modelos que respeitem os limites planetários, promovam a saúde humana por meio da alimentação saudável e que suportem a sustentabilidade ambiental. Neste contexto, foram abordados o papel estruturante das políticas públicas e do advocacy.
Diagnosticar a estrutura física e operacional da produção de refeições. Elaborar e propor cardápios e processos de implementação de preparações culinárias. Propor sistemas de gestão.
Capacitar o aluno em conceitos fundamentais de Química e Análise de Alimentos e desenvolver habilidades quanto a interpretação de resultados laboratoriais e sua aplicações nas atividades ligadas ao âmbito de atuação do Nutricionista.
Enfocar os distúrbios da nutrição humana à luz do método epidemiológico, ou seja considerando a frequência e distribuição desses distúrbios na população, sua causalidade e o impacto exercido sobre as condições de saúde dos indivíduos. Em particular: Apreciar a natureza do método epidemiológico, identificando alcance e limitações da pesquisa populacional em nutrição; Reconhecer e manipular procedimentos e técnicas do método epidemiológico aplicáveis a estudos nutricionais; Propiciar o entendimento das diferentes instâncias de determinação do estado nutricional dos indivíduos (da organização do processo produtivo na sociedade ao consumo alimentar e utilização biológica dos nutrientes); Situar o estado nutricional como fator de determinação do perfil de condições de saúde de uma população; Conhecer o quadro epidemiológico atual dos principais problemas nutricionais encontrados no Brasil de modo a permitir uma avaliação crítica das intervenções governamentais em curso.
Apresentar aspectos relacionados à gestão e aos negócios de sistemas de alimentação e nutrição. Disseminar a importância dos recursos financeiros na gestão de sistemas de alimentação e nutrição.
Planejar, elaborar e analisar cardápios para a coletividade. Aplicar as recomendações nutricionais considerando os aspectos sensoriais, psicossociais e institucionais. Planejar cardápio considerando os recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis. Reconhecer a gestão de cardápios como atividade do nutricionista.
Reconhecer a disponibilidade dos alimentos no Brasil. Conhecer as características físico-químicas dos alimentos e sua composição em nutrientes. Reconhecer a importância da variedade e diversidade de alimentos na dieta dos indivíduos e coletividade.
Compreender a integração dos mecanismos moleculares das vias metabólicas e a função dos nutrientes nas vias metabólicas. Entender as necessidades de alimentação do indivíduo, de acordo com uma concepção ampliada do processo saúde-doença.
Analisar as políticas públicas de Alimentação e Nutrição. Analisar a operacionalização das políticas de alimentação e nutrição frente ao quadro epidemiológico, social e político nos diferentes níveis. Comparar os níveis de complexidade na gestão dos programas de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde. Analisar o processo de controle e regulação de alimentos. Diagnosticar as oportunidades de inserção do profissional nas políticas públicas de alimentação e nutrição.
A disciplina de Farmacologia para o curso de Nutrição tem como objetivo transmitir conhecimentos básicos em farmacologia que atenda às necessidades de uma formação mais abrangente do profissional em Nutrição.