Carregando
Página inicial »Biológicas » Medicina Veterinária

Medicina Veterinária

Há 1324 vídeos disponíveis em 100 disciplinas desta profissão
100 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Fornecer conceitos e conhecimentos básicos do comportamento e bem-estar animal, a fim de desenvolver consciência sobre a importância do assunto na Medicina Veterinária, proporcionar a perspectiva de novas áreas de atuação e de preservação da ética animal.
Estudar a aplicação e a interpretação das principais técnicas diagnósticas imunológicas aplicadas na medicina veterinária. Além disso, o aluno será estimulado a correlacionar o diagnóstico e prognóstico das doenças infecciosas e parasitárias de maior importância na medicina veterinária pela avaliação do estado imunitário dos indivíduos.
O aluno será capaz de entender conceitos sobre processos de saúde doença, determinantes e distribuição de enfermidades em populações; conhecer processos de prevenção, controle e erradicação de doenças; interpretar índices, coeficientes e indicadores de saúde; e interpretar diferentes estudos epidemiológicos e entender suas aplicações.
Apresentar e discutir os mecanismos de transmissão de características qualitativas e quantitativas, os tipos de ação gênica e interação entre o genótipo e o ambiente, heranças autossômicas e ligadas ao sexo, assim como os princípios de genética de populações e genética quantitativa, relacionando tal conhecimento com a ciência animal. Também, apresentar e discutir os princípios de genética molecular e engenharia genética;
Capacitar o estudo destas terapias em fases pré-clínicas e clínicas visando tanto a terapêutica humana como animal. Desta carência advém a dificuldade do desenvolvimento de pesquisas e biotecnologias que resultem em terapias efetivas resultantes de estudos pré-clínicos e clínicos desenvolvidos no País.
Fornecer conceitos e conhecimentos básicos do comportamento e bem-estar animal, a fim de desenvolver consciência sobre a importância do assunto na Medicina Veterinária, proporcionar a perspectiva de novas áreas de atuação e de preservação da ética animal.
Fornecer bases teóricas aos alunos para possibilitar que os mesmos possam acompanhar o progresso científico inerente ao desenvolvimento de doenças articulares, bem como discutir e analizar propostas de diagnóstico precoce e tratamentos para reparação e regeneração da cartilagem articular. Aliado a estes objetivos, pretende-se discutir como a fisiologia e a adaptação do exercício pode contribuir para o não estabelecimento da degeneração progressiva articular. Pretende-se ainda traçar comparações entre as diferentes espécies domésticas, modelos experimentais e o homem no desenvolvimento e tratamento de afecções articulares.
1. Que o aluno seja capaz de ter visão crítica a respeito das técnicas de microbiologia convencional e biologia molecular.
2. Que o aluno seja capaz de compreender a aplicabilidade de micro-organismos de interesse em produção animal.
Que ao final da disciplina os alunos sejam capazes de: a) descrever conceitos básicos sobre a anatomia, histologia e fisiologia da glândula mamária de bovinos com vistas à produção de leite e sistemas de ordenha; b) relacionar os conceitos de fisiologia da lactação com aspectos aplicados da nutrição e produção de leite; c)
conceituar os principais componentes do leite e os mecanismos de sua síntese; d) definir as causas, prejuízos e medidas de controle da mastite bovina; e) descrever o funcionamento e componentes de sistemas de ordenha de vacas leiteiras; f) descrever a fisiologia do período seco e relação com saúde da glândula mamária e produção de leite.
Aprendizado das técnicas operatórias utilizadas nas intervenções cirúrgicas, procurando desenvolver as habilidades necessárias para a diérese, a hemostasia e a síntese dos tecidos por meio de intenso treinamento prático.
100 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942