Carregando
Página inicial »Biológicas » Farmácia Bioquímica

Farmácia Bioquímica

Há 76 vídeos disponíveis em 20 disciplinas desta profissão
    1 2
20 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Fornecer aos estudantes base sólida, teórica e prática, para o entendimento de técnicas instrumentais amplamente utilizadas na área de Farmácia e Bioquímica.
Objetivos Específicos:
O módulo visa oferecer uma contribuição diferencial nas bases de conhecimento na área de análise instrumental, através dos conhecimentos das diferentes técnicas como: Absorciometria e Fluorimetria, Condutimetria, Eletroforese, Cromatografia, Eletroforese Capilar, Métodos eletroquímicos.
Estudar os avanços recentes da cromatografia (cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia gasosa), bem como sua associação à espectrometria de massas, e eletroforese capilar, além de discutir a aplicação dessas técnicas na análise toxicológica.
A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.
Gerais: Capacitar os graduandos: a compreender os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na fisiopatologia das principais doenças dos sistemas nervoso central e autônomo, cardiovascular e renal; a identificar biomarcadores biológicos e alvos terapêuticos; a analisar criticamente os mecanismos de ação dos fármacos empregados no tratamento das doenças estudadas com base nos conceitos de farmacodinâmica e farmacocinética, a relacionar propriedades físico-químicas e estruturais a atividade biológica de fármacos, observada em diversas classes terapêuticas.
Transmitir conhecimentos teóricos e práticos na área de desenvolvimento, manipulação e produção industrial de medicamentos, integrando conceitos galênicos e tecnológicos para formas líquidas, semi-sólidas, estéreis e os vários sistemas de liberação de fármacos.
Capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos para o planejamento, manipulação, produção industrial e controle de qualidade de formas farmacêuticas líquidas, semissólidas, estéreis, aerossóis e supositórios e suas relações com vias de administração específicas.
Capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos na área de sistemas de liberação de fármacos e nanotecnologia.
A biotecnologia têm crescido ano a ano, impactando de forma positiva diversos setores da economia, inclusive o farmacêutico. Os medicamentos de origem biotecnológica estão revolucionando o tratamento de diversas enfermidades e o interesse pela indústria por este tipo de produto tem crescido não só em âmbito mundial mas também nacionalmente. Para a consolidação deste importante setor, faz-se necessário a formação de recursos humanos especializados.
Auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas aos ensaios biológicos de medicamentos, cosméticos e correlatos dentro do conceito de controle integral de qualidade.
Gerais: Capacitar os graduandos:
• a compreender os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na fisiopatologia das principais doenças dos sistemas hematopoético, imune e respiratório;
• a identificar biomarcadores biológicos e alvos terapêuticos;
• a analisar criticamente os mecanismos de ação dos fármacos empregados no tratamento das doenças estudadas com base nos conceitos de farmacodinâmica e farmacocinética;
• A relacionar propriedades físico-químicas e estruturais a atividade biológica de fármacos, observada em diversas classes terapêuticas.
    1 2
20 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942