Carregando
Página inicial »Exatas » Estatística

Estatística

Há 27 vídeos disponíveis em 5 disciplinas desta profissão
5 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Introdução dos pacotes estatísticos: Minitab, SAS, R ou outros em tópicos de estatística descritiva, inferencial e para análise de dados experimentais.
Ao final do curso o aluno deverá estar apto a: (1) Interpretar e resolver problemas de modelagem envolvendo o modelo linear de Gauss-Markov em suas diversas caracterizações. (2) Identificar funções estimáveis e construir estimativas por ponto, por intervalo e por região. (3) Realizar análises de variância e interpretar conceitos sobre projeção ortogonal e decomposição ortogonal de somas de quadrados. (4) Discutir as formas quadráticas de interesse e identificar hipóteses na presença de desbalanceamento com ou sem caselas vazias. (5) Utilizar com competência o procedimento glm do SAS e os módulos do sistema estatístico R
Revisar técnicas básicas de análise estatística de dados que são comuns em estudos socioeconômicos ligados ao agronegócio.
Fornecer aos alunos os elementos necessários para utilização adequada dos métodos de Análise Multivariada para dados de pesquisa em ciências sociais e do agronegócio.
Capacitar os alunos na execução de análises estatísticas utilizando técnicas corretas e um software estatístico adequado.
O objetivo da disciplina é oferecer aos estudantes uma introdução aos métodos bioestatísticos. A disciplina tem foco nas técnicas de estatística descritiva e inferencial, com ênfase na seleção adequada de ferramentas e interpretação de resultados. Ao final da disciplina, os estudantes devem estar aptos a:
• Organizar, resumir e descrever dados qualitativos e quantitativos.
• Diferenciar correlação e concordância.
• Definir e diferenciar populações e amostras.
• Definir e diferenciar parâmetros e estatísticas.
• Interpretar uma variedade de testes de hipóteses.
• Obter e interpretar intervalos de confiança para médias populacionais e proporções.
• Escolher um método adequado para comparar proporções entre dois grupos.
• Construir um intervalo de confiança 95% para a diferença entre médias populacionais.
• Diferenciar “significância estatística” e “significância clínica”.
• Conduzir análises estatísticas simples.
- Apresentar os fundamentos de estatística descritiva;
- Introduzir conceitos matemáticos relacionados à análise e interpretação de dados biológicos expressos na forma numérica;
- Construir habilidades dos alunos que permitam expressar e interpretar dados biológicos na forma numérica e gráfica;
- Capacitar os alunos a explorar resultados de experimentos, mensurações e contagens de variáveis relacionadas a populações, fenômenos biológicos e resultados de experimentos simples.
5 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942