Carregando
Página inicial »Biológicas » Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica

Há 131 vídeos disponíveis em 18 disciplinas desta profissão
    1 2
18 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Oferecer aos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica fundamentos de nutrição animal - base fisiológica - e conhecimentos específicos sobre os principais alimentos e sua utilização na indústria da nutrição de animais não ruminantes.
A disciplina visa capacitar o aluno a reconhecer e resolver os problemas fitopatológicos que afetam as principais plantas frutíferas e hortícolas (hortaliças, ornamentais, medicinais, etc.).
Capacitar os alunos para compreender e analisar criticamente as tecnologias mais recentes embasadas na coleta e emprego maciço de dados para o planejamento e gestão dos sistemas de produção agrícolas. Promover o senso crítico e preparar os alunos para que possam contribuir com os profissionais de outras áreas do conhecimento no desenvolvimento de soluções adequadas aos sistemas agrícolas.
Dar aos alunos conhecimentos básicos sobre os principais métodos de controle de pragas, além de fornecer subsídios para a especialização do aluno no campo da entomologia econômica, visando o manejo de pragas.
A disciplina de GENÉTICA MOLECULAR (LGN0232) é um dos cursos de formação básica e também da ESALQ. Atende aos estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. O curso se propõe a desenvolver os tópicos básicos da Genética Molecular através de aulas teóricas e práticas, enfatizando avanços recentes de novas técnicas biotecnológicas suas aplicações na Agropecuária e no setor Florestal. É uma disciplina pré-requisito fundamental a disciplina obrigatória oferecida pelo Departamento de Genética (Melhoramento de Plantas). Possui carga horária de 2 horas/aula semanais. O crédito trabalho é aplicado em complementação de leituras programadas, preparo do trabalho de curso de apresentação oral, e preparo de relatórios sobre as atividades realizadas em laboratório. O objetivo é dar aos alunos conhecimentos básicos sobre a biologia molecular necessários para entender as aplicações mais recentes no campo da biotecnologia em diversas áreas de conhecimento apresentando um perfil interdisciplinar, sendo assim uma disciplina de suma importância na formação profissional dos alunos da ESALQ. As aulas teóricas apresentam o detalhamento sobre o DNA como material genético; isolamento e clonagem de genes; estrutura do gene de procariotos e eucariotos; mecanismos da transcrição e da tradução; regulação da expressão gênica; genômica funcional, incluindo uma abordagem aplicada em diferentes áreas do conhecimento, mas principalmente em Genética, Melhoramento e Biotecnologia e conceitos técnicos sobre a produção de plantas geneticamente modificadas. A disciplina representa também uma oportunidade para o aluno aprender o que é pesquisa científica, ou seja, a procura de explicações para os fenômenos que são observados na natureza. O conhecimento básico representa a origem de toda tecnologia aplicada. A Genética Molecular é uma ciência básica que depende dos conhecimentos adquiridos sobre a biologia da célula, necessários para entender todos vários processos desenvolvidos no âmbito da biotecnologia.
a. Apresentar os principais tipos de máquinas e implementos agrícolas e contextualizar sua utilização e inserção em sistemas de produção de grãos e biomassa.
b. Capacitar os alunos para a gestão de recursos mecanizados considerando aspectos técnicos e econômicos.
c. Realizar práticas: reconhecimento e justes de máquinas agrícolas; cálculos para estabelecimento de doses, vazões, capacidades, custos.
Conhecer o solo, sua origem e distribuição na paisagem. Identificar e conhecer os processos formadores de solos. Capacitar o aluno a reconhecer no campo os diferentes tipos de solos, interpretando suas vantagens e limitações aos usos agrícola e ambiental. Aprender o sistema brasileiro e conhecer os sistemas internacionais de classificação de solos. Interpretar mapas de solos para fins agrícolas e ambientais.
A disciplina visa capacitar o aluno a reconhecer e resolver os problemas fitopatológicos que afetam as principais grandes culturas.
Fortalecer os conhecimentos básicos de fisiologia vegetal e da ecofisiologia de plantas e estabelecer associações desses conhecimentos com as culturas de grande importância econômica. Caracterizar os principais agroquímicos e sua relevância para os cultivos agrícolas, cuja fisiologia será estudada.
Os microrganismos são certamente o grupo mais abundante e diverso da Terra. Os mesmos são responsáveis pelos mais variados processos naturais e biotecnológicos de suma importância para o homem e sua sobrevivência. Muitos microrganismos são organismos modelos para vários estudos. Assim, o entendimento da sua genética é indispensável à pesquisa em biologia molecular e genômica, bem com para a sua utilização nos mais diversos processos biotecnológicos.
    1 2
18 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942