Carregando
Página inicial »Biológicas » Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica

Há 188 vídeos disponíveis em 22 disciplinas desta profissão
22 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Apresentar, analisar e discutir as causas do insucesso do sistema convencional em ambiente tropical, as quais estimularam a adoção dos sistemas de produção agrícola em plantio direto. Discutir critérios relativos à adequação, diversificação e implantação desse sistema, e sua importância à conservação do solo e água, e acúmulo de carbono no solo.
Conhecer as condições de formação, a estrutura, a classificação, a reatividade e a estabilidade dos mineriais primários e secundários mais comuns em solos. Conhecer as técnicas de identificação envolvendo os pré-tratamentos e fundamentos dos métodos para caracterização dos minerais do solo.
Capacitar o aluno para o entendimento dos conceitos e princípios fundamentais da fitopatologia. Conscientizar o acadêmico sobre a importância das doenças no processo produtivo. Prover conhecimentos sobre a interação patógenos-hospedeiros, métodos de diagnose e manejo de doenças visando a redução dos danos às culturas.
Através do estudo dos conceitos básicos da organização e funcionamento dos tecidos e
órgãos nos mamíferos domésticos de interesse zootécnico, busca-se: 1) alcançar o entendimento dos
mecanismos e sistemas que permitem a operação harmoniosa do organismo animal; 2) Incentivar o
interesse na compreensão e integração daqueles mecanismos e sistemas que estão diretamente envolvidos
na prática zootécnica; 3) Introduzir conceitos centrais para disciplinas a serem cursadas posteriormente, tais
como: nutrição animal, reprodução animal, disciplinas relacionadas à produção animal princípios de
crescimento animal.
Oferecer aos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica fundamentos de nutrição animal - base fisiológica - e conhecimentos específicos sobre os principais alimentos e sua utilização na indústria da nutrição de animais não ruminantes.
A disciplina visa capacitar o aluno a reconhecer e resolver os problemas fitopatológicos que afetam as principais plantas frutíferas e hortícolas (hortaliças, ornamentais, medicinais, etc.).
Capacitar os alunos para compreender e analisar criticamente as tecnologias mais recentes embasadas na coleta e emprego maciço de dados para o planejamento e gestão dos sistemas de produção agrícolas. Promover o senso crítico e preparar os alunos para que possam contribuir com os profissionais de outras áreas do conhecimento no desenvolvimento de soluções adequadas aos sistemas agrícolas.
Dar aos alunos conhecimentos básicos sobre os principais métodos de controle de pragas, além de fornecer subsídios para a especialização do aluno no campo da entomologia econômica, visando o manejo de pragas.
A disciplina de GENÉTICA MOLECULAR (LGN0232) é um dos cursos de formação básica e também da ESALQ. Atende aos estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. O curso se propõe a desenvolver os tópicos básicos da Genética Molecular através de aulas teóricas e práticas, enfatizando avanços recentes de novas técnicas biotecnológicas suas aplicações na Agropecuária e no setor Florestal. É uma disciplina pré-requisito fundamental a disciplina obrigatória oferecida pelo Departamento de Genética (Melhoramento de Plantas). Possui carga horária de 2 horas/aula semanais. O crédito trabalho é aplicado em complementação de leituras programadas, preparo do trabalho de curso de apresentação oral, e preparo de relatórios sobre as atividades realizadas em laboratório. O objetivo é dar aos alunos conhecimentos básicos sobre a biologia molecular necessários para entender as aplicações mais recentes no campo da biotecnologia em diversas áreas de conhecimento apresentando um perfil interdisciplinar, sendo assim uma disciplina de suma importância na formação profissional dos alunos da ESALQ. As aulas teóricas apresentam o detalhamento sobre o DNA como material genético; isolamento e clonagem de genes; estrutura do gene de procariotos e eucariotos; mecanismos da transcrição e da tradução; regulação da expressão gênica; genômica funcional, incluindo uma abordagem aplicada em diferentes áreas do conhecimento, mas principalmente em Genética, Melhoramento e Biotecnologia e conceitos técnicos sobre a produção de plantas geneticamente modificadas. A disciplina representa também uma oportunidade para o aluno aprender o que é pesquisa científica, ou seja, a procura de explicações para os fenômenos que são observados na natureza. O conhecimento básico representa a origem de toda tecnologia aplicada. A Genética Molecular é uma ciência básica que depende dos conhecimentos adquiridos sobre a biologia da célula, necessários para entender todos vários processos desenvolvidos no âmbito da biotecnologia.
22 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942