- Capacitar o aluno nas medições de corrente, tensão e potência em circuitos de corrente contínua e corrente alternada em circuitos com componentes associados em série, paralelo e misto. - Capacitar o aluno no manuseio de medidores de corrente, tensão, potência ativa e reativa, osciloscópio em circuitos de corrente alternada, monofásico e trifásico e sua identificação. - Verificar o funcionamento de motores, circuitos de proteção e de acionamento. - Verificar o funcionamento de transformador com respectivos ensaios em vazio e curto-circuito. - Dimensionar e medir a correção de fator de potência em circuitos c.a. monofásico e trifásico comprovando sua correção.
Dar capacitação aos alunos de pós-graduação para o tratamento tanto de problemas teóricos quanto de projeto, envolvendo a teoria de controle H-infinito.
O presente curso pretende abordar as estruturas médicas do ponto de vista quantitativo, dando ênfase a processamento digital de imagens, tais como transformadas, tomografia, visualização e segmentação de estruturas de interesse (2D/3D) para a obtenção de parâmetros clínicos importantes como curvas funcionais, áreas, volumes, espectros de potência e imagens funcionais. Objetiva-se também a fornecer subsídios para a análise de informações multi-modais.
Na disciplina pretende-se abordar os princípios físicos e os modelos envolvidos nas principais modalidades de imagem, quais sejam, Raio-X/Tomografia, Ressonância Magnética, Ultra-Som e Medicina Nuclear, além de fornecer conhecimentos básicos em processamento digital de imagens médicas, tais como contraste, filtragem, compressão, tomografia, segmentação e integração de informações. Objetiva-se deste modo instrumentalizar o aluno com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de novas técnicas e sistemas envolvendo imagens médicas.