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Educação Física

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Disciplinas

Fornecer referencial teórico-prático para elaboração de programas de treinamento das capacidades motoras relacionadas ao Esporte, com ênfase na força, velocidade, resistência e flexibilidade.
Estudar a utilização do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, discutindo as limitações, os benefícios e a prescrição adequada. Preparar o profissional da área de atividade motora para a atuação em equipes de saúde multidisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais com pessoas portadoras de doenças crônico-degenerativas.
Propiciar conhecimentos básicos bem fundamentados de Fisiologia dos Órgãos e Sistemas, bem como das bases fisiológicas da Educação Física e Desportos, para que os alunos possam aplicá-los criticamente em sua profissão.
- Analisar o esporte pelo campo da sociologia;
- Estudar teóricos de referência na área da sociologia do esporte;
- Integrar os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas da área sócio-cultural;
- Interpretar o fenômeno esportivo e as suas manifestações na sociedade contemporânea;
- Promover uma visão crítica da sociologia do esporte a partir de sua evolução histórica e autores de referência.
- Proporcionar uma visão do processo histórico e filosófico que culminou no delineamento da área da Educação Física.
- Correlacionar traços gerais da história do pensamento ocidental com as expressões corporais e culturais - vinculados à educação física e esporte – que lhe acompanha ao longo do tempo.
- Identificar e caracterizar determinados períodos históricos associando a eles seus gêneros predominantes de representação do corpo.
- Pautar-se por um olhar historiográfico nas avaliações críticas.
Fornecer referencial teórico-prático para elaboração de programas de treinamento de força, com ênfase na aptidão física voltada para saúde.
Proporcionar uma visão ampla do processo histórico que culminou no delineamento da área das Ciências da Atividade Física (produção de conhecimento e profissão), possibilitando a emergência de um olhar crítico-reflexivo a respeito dos condicionantes históricos que tendem a moldar crenças e comportamentos a fim de se estimular um posicionamento ético acadêmico-profissional que seja – por oposição a atitudes passivas e reprodutivas – ativo e transformador. Objetivos específicos: (1) Correlacionar traços gerais da história do pensamento ocidental com as expressões corporais e culturais - vinculados à educação física e esporte – que lhe acompanha ao longo do tempo. (2) Identificar e caracterizar determinados períodos históricos associando a eles seus gêneros predominantes de representação do corpo. (3) Pautar-se por um olhar historiográfico nas avaliações críticas. (4) Desenvolver a capacidade do aluno para análise historiográfica dos elementos teóricos que envolvem os conceitos de Saúde, Educação Física, Esporte e Atividade Motora; bem como, para o relato das características das diferentes formas de atividades motoras relacionadas com a educação física e o Esporte considerando e comparando realidades sociais, políticas, e econômicas. (5) Introduzir os alunos nas definições e conceituações da atividade física, educação física e esportes assim como nas suas áreas de atuação, entidades organizadoras e políticas gerais públicas. (6) Delinear e avaliar os campos de atuação do profissional da educação Física e esporte, com ênfase no setor saúde, em termos de definição e demanda de mercado de trabalho.
Definir e conceituar a terminologia específica do treinamento físico;

Oferecer aos acadêmicos uma ampla visão acerca dos efeitos do treinamento físico sobre os componentes da aptidão física voltada para à saúde;

Fornecer referencial teórico-prático para elaboração de programas de treinamento físico, com ênfase na aptidão física voltada para saúde.
Propiciar aos alunos do Bacharelado em Educação Física e Esporte, conhecimentos básicos de Fisiologia do Exercício, discutindo as adaptações fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico, bem como, os mecanismos responsáveis por essas adaptações. Em Fisiologia da Atividade Motora I, será dada especial atenção a fisiologia muscular, nervosa e cardiovascular. Ao concluir a disciplina, o aluno deve ter adquirido conhecimentos abrangentes e estar capacitado a relacionar fisiologia do exercício às outras disciplinas do currículo.
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