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Ciências Biológicas

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Disciplinas

Proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos na área de Genética relativa aos processos estudados em vários organismos e sob os aspectos molecular e cromossômico. Fornecer a formação básica ligada à Genética que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos ligados à herança e a relevância desses estudos para a sociedade.

Específicos:
Apresentar em detalhes os mecanismos moleculares de duplicação, transmissão e regulação da informação genética em eucariotos e procariotos. Revelar os aspectos básicos associados à genética de bactérias e vírus. Fornecer os fundamentos sobre o estudo dos cromossomos de diferentes organismos, as alterações cromossômicas em número e estrutura e sua importância no processo evolutivo dos vegetais e dos animais. Estudo das mutações e o significado destas para os organismos. Utilização de técnicas de análise cromossômica e a detecção de alterações cromossômicas e mutações gênicas, tanto espontâneas quanto induzidas por agentes químicos e físicos. Fornecer as bases moleculares das principais doenças genéticas na espécie humana.
Apresentar o contexto da origem do movimento que culminou na proposição do PhyloCode, e inserção das ideias centrais à Nomenclatura Filogenética na história das Ciências Biológicas; apresentar os tipos de definições de nomes de clados com base na Nomenclatura Filogenética, abordando suas vantagens em relação às definições tradicionais (lineanas); analisar os artigos que compõe o PhyloCode e as principais definições de nomes de clados presentes no Phylonyms, conduzindo discussões sobre suas aplicações práticas.
Proporcionar aos alunos o contato com aspectos bioquímicos das interações entre plantas e herbívoros.
Discutir a importância dessas relações em culturas de importância econômica.
Introduzir e trabalhar os conceitos básicos da química biológica referentes às origens da vida e às estruturas e propriedades das biomoléculas.
Como objetivos gerais do conteúdo de Psicofisiologia, apresentado no Curso de Aperfeiçoamento Tópicos em Psicobiologia, espera-se que o aluno possa compreender de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em particular dos seres humanos.
1. Compreender a lógica ao utilizar a linguagem R
2. Criar e manipular banco de dados
3. Perfazer análises estatísticas utilizando a linguagem R
A finalidade da disciplina é fornecer conceitos atuais e especializados na área de Fisiologia Pós-Colheita de produtos agrícolas perecíveis; formar pesquisadores com conhecimento básico na área de Fisiologia Pós-Colheita e despertar o interesse dos mesmos para prosseguir com estudos mais detalhados nessa área e desenvolver estudos avançados em Fisiologia pós-colheita.
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades, a complexidade e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas. Possibilitar a imersão no cotidiano escolar, para o aluno ser capaz de investigar e problematizar: a) a prática docente; b) as modalidades didáticas utilizadas e as novas possibilidades; c) as interações discursivas na sala de aula; d) a situação da escola no contexto das avaliações externas, tanto estaduais como federais. Espera-se que a disciplina contribua na construção da autonomia docente para planejar e executar intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras, centradas no papel ativo dos alunos, e considerando a inserção de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no cotidiano escolar e para a pesquisa docente. Paralelo a esse processo de construção da prática docente, a disciplina se propõe a desenvolver a postura do professor pesquisador, a partir da discussão e aplicação de estratégias investigativas no contexto escolar.

Observação:
A disciplina deve ser cursada no 8º semestre do período Integral e no 12º semestre do período Noturno, preferencialmente após a realização das demais 350 horas de estágio obrigatório da licenciatura.
Geral:
Compreender a questão da origem e a diferenciação da diversidade biológica dentro de uma perspectiva histórico-geográfica.

Específico:
Os alunos terão a oportunidade de conhecer a história das soluções dadas para a explicação para a distribuição geográfica das espécies. Serão contrastadas explicações ecológicas e históricas no estudo da distribuição da diversidade biológica ao longo das dimensões espacial e temporal. Para o estudo de longa duração das distribuições, serão apresentados os fundamentos de métodos de reconstrução biogeográfica, fundamentados no princípio de que a distribuição de todas as espécies resultam do processo evolutivo. Serão contrastados os papeis da dispersão e da vicariância como mecanismos de determinação, através do tempo, da distribuição geográfica dos organismos, e necessários para compreensão dos principais métodos de reconstrução biogeográfica. As histórias biogeográficas de táxons ao longo do Mesozoico e do Cenozoico (com ênfase em grupos com ocorrência na América do Sul) serão utilizadas para contextualizar o estudo biogeográfico.
Geral:
Estudar os seguintes grupos de Metazoa: Ambulacraria, Annelida, Bryozoa, Entoprocta, Brachiopoda, Phoronida, Panarthropoda. Serão enfatizados o estudo da morfologia externa e interna, biologia, distribuição geográfica, posicionamento filogenético em Metazoa e sistemática dos grupos.

Específicos:
1. Estudar de modo comparativo a morfologia externa e interna dos anelídeos, artrópodos, lofoforados, hemicordados e equinodermos.
2. Interpretar aspectos específicos da morfologia dos metazoários de modo funcional e em um contexto filogenético.
3. Adquirir fundamentos da sistemática dos táxons estudados: posicionamento de Annelida, Bryozoa, Entoprocta, Brachiopoda, Phoronida, Panarthropoda e Ambulacraria em Bilateria; relações filogenéticas entre as suas principais linhagens; identificação dos táxons principais.
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