Carregando
Página inicial »Exatas » Astronomia

Astronomia

Há 71 vídeos disponíveis em 6 disciplinas desta profissão
6 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Estudo dos componentes da Galáxia; processos físicos e distribuição espacial. Estudo da evolução química e dinâmica da Galáxia. Introdução ao estudo de galáxias, visando o conhecimento de sua estrutura, formação, interação, evolução e distribuição no Universo.
Disciplina destinada aos bacharelandos na área de Ciências Exatas (requer conhecimentos de Física I e Cálculo I). Os fundamentos de Astronomia são discutidos em função dos princípios físicos, abrangendo tópicos desde o Sistema Solar até a Estrutura do Universo em grande escala.
Disciplina destinada exclusivamente a alunos ingressantes do Bacharelado em Astronomia buscando cumprir duas funções importantes: preparar o aluno para o novo ritmo de estudos, revisitando os conceitos da mecânica newtoniana com um formalismo matemático mais rigoroso que aquele já visto anteriormente pelo estudante; e proporcionar desde o primeiro momento um contato mais próximo do aluno com a área escolhida para sua carreira, relacionando os tópicos de astronomia com os conteúdos básicos de física. A disciplina visa também desenvolver habilidades na resolução de problemas que envolvam conteúdo básico de cálculo diferencial e integral e de vetores.
Introdução à física estelar moderna relacionando os conceitos básicos de astrofísica com os princípios físicos apreendidos pelo estudante no ciclo básico do curso. Ferramentas físicas e matemáticas serão aplicadas na determinação dos parâmetros e características das estrelas como base para o estudo da estrutura e evolução estelar.
Geral: usar a Astronomia como uma ciência integradora das demais ciências naturais, mostrando ao aluno que ciência se pensa de forma integrada. Específico: Capacitar os licenciandos a entender as estrelas como agentes transformadores da natureza, a diferenciá-las em função de suas características e a ver a importância do Sol na existência e sobrevivência da biosfera.
Geral: usar a Astronomia como uma ciência integradora das demais ciências naturais, mostrando ao aluno que ciência se pensa de forma integrada. Específico: Capacitar os licenciandos a entenderem o movimento aparente dos astros e sua influência nas concepções cosmológicas dominantes até o início do século 17, a origem dos sistemas planetários, a organização do Sistema Solar e o estudo da natureza e da dinâmica dos corpos que o compõem.
6 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942