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Arquitetura

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Disciplinas

(1)introduzir o computador como ferramenta de linguagem gráfica; (2) indicar o papel dos programas gráficos no processo de projeto e; (3) representar elementos de projeto e apresentá-los por meio da computação gráfica.
Desenvolver a representação através da modelagem digital. Modelar os objetos e suas variações formais em ambiente digital, incluindo vistas, perspectivas e renderizações. Propiciar, de modo sistêmico, o desenvolvimento da capacidade de organizar o raciocínio geométrico-espacial do esboço à simulação digital que viabilizam pranchas normatizadas. Modelar parametricamente com propriedade utilizando-se de elementos de composição, proporção e simulação.
Compreender o processo paramétrico de projeto voltado para a fabricação digital. A representação gráfica paramétrica demandam um raciocínio espacial com forte ligação com as operações lógicas e matemáticas. Os modelos digitais tridimensionais adquirem capacidade de variar sua forma com a inserção e modificação de dados. Esta elasticidade generativa estimula o aluno a elaborar novas estratégias de projeto vinculando suas ideias com as possibilidades dos algoritmos. O resultado de projeto pode ser aferido pela fabricação digital utilizando máquinas de corte a laser ou router (fresa operada por comando numérico).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Utilizando-se de aplicativos computacionais (Rhinoceros e Grasshopper) objetiva-se:
• Dominar, com auto-suficiência, os novos meios de representação relacionados à modelagem 3D.
• Introduzir a tecnologia de fabricação digital na construção de modelos e estudo que auxiliem o processo paramétrico de projeto.
• Capacitar o aluno na produção no desenvolvimento de suas ideias com o domínio de algoritmos, manipulação de dados e fluxo de parâmetros
Caracterizar a utilização do desenho como um conjunto de elementos aptos à comunicação do objeto possibilitando que do plano da idéia se passe para a representação gráfica do plano da realidade física.
- Introduzir o aluno nos métodos de representação gráfica convencional. Utilização de normas e técnicas convencionais de representação.
Habilitar o aluno para a avaliação de edifícios, com
verificação qualitativa quantitativa de desempenho térmico e acústico.
Habilitar o aluno para compreensão e desenvolvimento de questões referentes à iluminação natural e artificial no ambiente construído urbano.
Ênfase em aspectos de análise e projeto de treliças, estruturas simples de cabos, vigas isostáticas e pilares, usando recursos analíticos, computacionais e experimentais; tópicos complementares de análise de tensões, deformações e deslocamentos.
Instrumentar o aluno, introduzindo-o nas questões relativas ao projeto de formas geométricas complexas em cascos e cascas (embarcações, abrigos e estruturas leves). Utilizar metodologia de projeto para integrar os conceitos relativos aos espaços internos e externos com o uso da representação dinâmica. Simulações paramétricas associadas às condicionantes e demandas para projetos específicos de embarcações e abrigos. Adequar o programa de projeto às forças do ambiente com a utilização de ensaios de desempenho, equilíbrio e otimização da forma.
Possibilitar ao aluno a atualização dos métodos e materiais construtivos em projeto arquitetônico com as tecnologias do séc. XXI. Introduzir a programação em processos digitais visando a eficiência e a sustentabilidade em projetos de alto desempenho.
Obter maior desenvoltura na linguagem gráfica usada no processo de produção do espaço da arquitetura:
- ampliar a capacidade de fazer representações gráficas do espaço e do objeto, transformando imagens concebidas em figuras que transmitam informações de modo inteligente e inteligível;
- sistemas gráficos de representação do espaço.
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