Carregando
Página inicial »Biológicas » Engenharia Florestal

Engenharia Florestal

Há 8 vídeos disponíveis em 3 disciplinas desta profissão
3 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

O objetivo geral do curso é o de prover futuros engenheiros florestais, gestores ambientais e economistas com os conhecimentos básicos de economia e de planejamento através de aplicações na área de recursos florestais. Além da produção e consumo de produtos florestais, ênfase será dada ao uso racional de recursos produtivos e aos critérios de avaliação de projetos florestais. Após a conclusão do curso, espera-se que o aluno: a) domine os conceitos básicos da economia suficientes para compreender as forças que determinam a oferta e a demanda de produtos e serviços de origem florestal; b) possa aplicar os conceitos básicos da teoria da produção para determinar níveis economicamente ótimos dos fatores de produção; e c) saiba aplicar as técnicas básicas de avaliação de projetos na análise de empreendimentos florestais.
A gestão de recursos florestais pode ser apoiada por modelos matemáticos e estatísticos. Esses métodos quantitativos auxiliam a gestão e o manejo de populações florestais naturais ou plantadas. O curso oferece a oportunidade de um aprofundamento em novas tecnologias de mensuração e de monitoramento florestal, assim como em temas de pesquisa relacionados principalmente com a construção e o uso de modelos matemáticos de quantificação de biomassa e de otimização e análise de problemas de planejamento florestal. Uma forte abordagem quantitativa é a base para a modelagem e análise de problemas de sustentabilidade, uso múltiplo, restrições espaciais e fragmentação, fluxos não decrescentes de produção e manejo de ecossistemas.
O principal objetivo do curso é proporcionar os meios para aplicação de modernas técnicas de elaboração de planos de manejo florestal. Começando com os tradicionais métodos de ordenamento florestal, evoluindo para técnicas de programação matemática e utilizando métodos de planejamento sob múltiplos objetivos e múltiplos recursos, o curso pretende aumentar a proficiência dos alunos em métodos matemáticos e computacionais de auxílio ao processo de tomada de decisão. Após completo o curso espera-se que o estudante seja capaz de: a) modelar sistemas florestais reais envolvendo não só florestas voltadas para a produção de um único bem como também florestas voltadas para a obtenção de múltiplos resultados, incluindo produtos florestais tradicionais como resinas, madeiras para serraria ou polpa, etc. e outros produtos menos tradicionais como recreação, valor cênico, água de boa qualidade, etc. b) utilizar os devidos recursos computacionais capazes de processar os modelos desenvolvidos no ítem anterior. c) interpretar os resultados obtidos após a análise dos modelos e tomar decisões ponderadas por esses resultados.
3 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação