A biotecnologia têm crescido ano a ano, impactando de forma positiva diversos setores da economia, inclusive o farmacêutico. Os medicamentos de origem biotecnológica estão revolucionando o tratamento de diversas enfermidades e o interesse pela indústria por este tipo de produto tem crescido não só em âmbito mundial mas também nacionalmente. Para a consolidação deste importante setor, faz-se necessário a formação de recursos humanos especializados.
Objetivos: O presente módulo objetiva, juntamente com os outros módulos inseridos no projeto INOVAÇÃO NO ENSINO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS FARMACÊUTICOS E BIOTECNOLÓGICOS NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E INTERINSTITUCIONAL, aprovado no âmbito do Programa de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação – CAEG da Pró-Reitoria de Graduação da USP, a oferecer conhecimentos técnico-científicos inter e multidisciplinares para propiciar uma formação moderna do farmacêutico para que o mesmo possa acompanhar a evolução e inovações no desenvolvimento e produção de medicamentos, principalmente os biotecnológicos, bem como as exigências do mercado e dos órgãos regulatórios. Especificamente nesse módulo serão empregados diferentes conceitos e ferramentas trabalhados com os estudantes no módulo anterior: Ferramentas e Conceitos empregados nos processos industriais farmacêuticos e biotecnológicos I. Para tal, será utilizado um estudo de caso envolvendo o processo de desenvolvimento e produção de um medicamento. A diversidade no corpo docente vem ao encontro do Programa CAEG e proporcionará ao estudante conhecimentos amplos e integrados no tema desta disciplina/módulo.
Desenvolver a habilidade de compreender e discutir conceitos de Fisiopatologia, Farmacologia, Química Farmacêutica de doenças infecciosas; e capacitar o aluno a resolver problemas relacionados aos aspectos fisiopatológicos, e aos mecanismos de ação e relação estrutura-atividade dos principais fármacos utilizados no tratamento.
Estudar os avanços recentes da cromatografia (cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia gasosa), bem como sua associação à espectrometria de massas, e eletroforese capilar, além de discutir a aplicação dessas técnicas na análise toxicológica.
Possibilitar aos estudantes fazer a conexão entre os conhecimentos básicos de citologia, genética e bioquímica com as técnicas moleculares atualmente disponíveis e mostrar como o uso destas técnicas tem proporcionado avanços nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas.
Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas técnicas para a identificação de rochas, tipos de solos, lito- e bioestratigrafia da região de Ribeirão Preto.
Capacitar os alunos a analisar criticamente os mecanismos de ação de fármacos fundamentado nos conceitos de farmacodinâmica e farmacocinética, dos grupos de fármacos abaixo relacionados
Desenvolver a habilidade de compreender conceitos e aplicar tecnologias empregadas no imunodiagnóstico de doenças humanas e capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas sobre avaliação do estado imunitário e sobre diagnóstico, prognóstico, avaliação de marcadores tumorais e transplantes, bem como o acompanhamento terapêutico de doenças infecciosas, autoimunes e imunodeficiências.
O presente módulo objetiva, juntamente com os outros módulos inseridos no projeto INOVAÇÃO NO ENSINO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS FARMACÊUTICOS E BIOTECNOLÓGICOS NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E INTERINSTITUCIONAL, aprovado no âmbito do Programa de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação – CAEG da Pró-Reitoria de Graduação da USP, a oferecer conhecimentos técnico-científicos inter e multidisciplinares para propiciar uma formação moderna do farmacêutico para que o mesmo possa acompanhar a evolução e inovações no desenvolvimento e produção de medicamentos, principalmente os biotecnológicos, bem como as exigências do mercado e dos órgãos regulatórios. Especificamente, nesse módulo serão abordados conceitos e ferramentas empregados na Indústria 4.0 em termos da melhoria da eficiência e produtividade dos processos e segundo os novos padrões de exigências de qualidade das agências regulatórias. Os temas abordados prepararão o estudante para cursar os módulos seguintes, onde tópicos mais aprofundados serão abordados. Os docentes envolvidos são de diferentes cursos e Unidades da USP, com diferentes formações e atuação em pesquisa nas áreas de abrangência da tecnologia de produção de medicamentos, bioprocessos, vacinas, etc. Esta diversidade no corpo docente vem ao encontro do Programa CAEG e proporcionará ao estudante conhecimentos amplos e integrados no tema desta disciplina/módulo.
Desenvolver a habilidade de compreender conceitos de química de alimentos, e capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas relacionados com a composição de alimentos, e aspectos sobre nutrientes, compostos bioativos e antinutricionais com relevância para a saúde humana.