Biologia Molecular da Célula é uma disciplina integrada avançada, buscando ensinar processos centrais da vida celular e seu impacto em processos fisiológicos e patológicos do organismo de modo multidisciplinar. Entre os tópicos estão: evolução dos genes e genomas, regulação de expressão genética e processamento em eucariontes, vias de transdução de sinal, controle de proliferação celular, mecanismos de envelhecimento, morte celular e transformação celular. Este último utilizando a doença câncer como sistema modelo para estudo básicos e aplicados da biologia celular da célula.
Este curso tem como objetivo pontos importantes para os alunos de pós-graduação: (i) estimular a oratória com a apresentação e domínio do conteúdo do seu projeto de tese (ii) discutir com os seus colegas os demais projetos apresentados, por meio de perguntas conceituais abordadas em diferentes temas microbiológicos (iii) elaborar resumos dos diferentes temas apresentados
Nesse módulo pretendemos abordar os conceitos básicos que são fundamentais para o entendimento dos efeitos biológicos de fármacos que são utilizados na prevenção e tratamento de doenças.
Introduzir as noções básicas sobre o reino Fungi, com forte enfoque na morfologia, taxônomia e o habitat dos fungos. Ao final deste módulo os alunos deverão reconhecer a célula fúngica assim como as técnias utilizadas na classificação e identificação dos fungos. Serão abordadas as características dos principais fungos patogênicos causadores de micoses superficiais e profundas; a epidemiologia, diagnóstico e estratégias para combate às infecções fúngicas.
Proporcionar aos alunos uma visão global dos princípios gerais de Bioquímica através da introdução, exemplificação e discussão de conceitos fundamentais, procurando capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas teóricos e práticos, com o auxílio da bibliografia básica.
Fornecer ao aluno de forma integrada os princípios da resposta do organismo a diferentes agentes agressores (em condições fisiológicas e patológica) e os princípios de desenvolvimento das doenças a partir do desequilíbrio desta resposta. Esta unidade curricular tem por finalidade integrar conhecimentos de imunologia, microbiologia, patologia geral, genética, parasitologia, epidemiologia e princípios de imagenologia na discussão do processo de resposta e doença.
Este curso visa fornecer conhecimentos mínimos necessários nos áreas de Psicologia, Biologia e Biomedicina para a formação do estudante que se inicia na carreira de pesquisador em Psicobiologia. Atende a demanda de alunos que procuram estágios nos diversos laboratórios da Psicobiologia, do Dep. de Psicologia. Ao mesmo tempo, servirá como um treinamento para aqueles que pretendem continuar seus estudos em programas de pós- graduação stricto sensu afins à Psicobiologia.
Introduzir ao estudante conhecimentos básicos da estrutura e das atividades de vírus,bactérias e fungos; além das interações entre estes, o hospedeiro e o meio ambiente. Serão introduzidos também, técnicas básicas laboratoriais no campo da microbiologia. estes conhecimentos servirão como base para ulterior aplicação nas áreas de atuação industriais, laboratoriais, ambientais e também na pesquisa científica.
O curso tem como objetivo estudar os componentes do envelope bacteriano, sua composição química, fisiologia e patogênese, permitindo ao aluno aplicar conhecimentos em seu campo
O aluno deverá compreender a diversidade biológica das bactérias, suas morfologias, estruturas, genética crescimento e metabolismo. Neste contexto serão incluídos os grupos bacterianos de importância a saúde humana bem como as bases do seu diagnóstico laboratorial. Adicionalmente, oferecer conhecimento e capacitar o aluno no questionamento do uso eficaz de antibióticos, quimioterápicos e os métodos de descontaminação pelos principais métodos físicos e químicos de esterilização e desinfecção. Este conjunto de atividades permitirá ao aluno a evoluir na sua formação acadêmica no curso contribuindo para a sua habilitação no mercado de trabalho.