Transmitir conhecimentos/noções fundamentais da Farmacologia Básica, como forma de instigar a curiosidade dos alunos no intuito de despertá-los para o conhecimento do emprego racional de medicamentos, seus mecanismos de ação, possíveis interações e efeitos adversos com o binômio materno-fetal.
A disciplina visa a instrumentalização técnica e científica do aluno para a prestação de assistência segura e qualificada ao binômio mãe-filho, no período pré trans e pós-operatório, tendo como foco o gerenciamento de riscos.
A disciplina deve instrumentalizar o aluno para: Conceituar risco obstétrico; Conhecer a fisiopatologia das principais intercorrências da gestação, parto e puerpério; Fundamentar as condutas a serem tomadas na vigência destas intercorrências.
A disciplina deve instrumentalizar o aluno para: Proporcionar conhecimento teórico e habilidades práticas no atendimento básico de emergências cardiovasculares, obstétricas e neonatais. Desenvolver habilidades para a realização de procedimentos a serem realizados em emergências. Compreender a base dos princípios de terapêutica geral e específica das situações clínicas mais comuns.
A disciplina deve instrumentalizar o aluno para: Proporcionar conhecimento teórico-prático; Desenvolver habilidades práticas no atendimento básico de urgências e emergências cardiovasculares, obstétricas e neonatais. Compreender a base dos princípios de terapêutica geral e específica das situações clínicas mais comuns.