- Compreender os conceitos básicos sobre escoamento em condutos forçados - Aplicar as metodologias de análise do escoamento sob pressão e predizer o seu comportamento - Avaliar o funcionamento de sistemas de condutos forçados por gravidade ou bombeamento - Dimensionar, desde a perspectiva hidráulica, sistemas de condutos forçados atendendo recomendações práticas e critérios de normas técnicas.
Objetivo geral: Capacitar aos alunos na adequada seleção de tecnologias de tratamento de água no contexto de pequenas comunidades. Objetivos específicos: Apresentar os conceitos básicos e desafios envolvidos na escolha de alternativas tecnológicas, em saneamento, para pequenas comunidades. Projetar alternativas tecnológicas visando atender às necessidades das pequenas comunidades brasileiras.
Apresentar conceitos básicos sobre riscos de segurnaça e riscos de higiene ocupacional. Incluindo controles e os os limites de tolerância associados aos agentes químicos e físicos da higiene ocupacional.
Apresentar técnicas de planejamento e projeto de sistemas de drenagem urbana segundo o conceito de redução de riscos de inundações e sustentabilidade ambiental urbana.
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos de microbiologia para engenheiros ambientais:morfologia e estrutura das células microbianas, genética, ecologia e fisiologia bacteriana. Mais especificamente será tratado o papel dos microrganismos nos ciclos geoquímicos e na biodegradação de compostos tóxicos. Também será apresentada uma visão geral das técnicas empregadas para isolamento, cultivo, controle de crescimento, determinação das unidades formadoras de colônias (UFC), determinação de padrão de resistência a antibióticos, e identificação dos microrganismos. Como estes alunos não cursaram nenhuma disciplina de bioquímica, os primeiros três blocos de aulas serão reservados para uma introdução a bioquímica.
Capacitar aos alunos na adequada seleção de tecnologias de tratamento de água no contexto de pequenas comunidades, incluindo os conceitos de mudança de comportamento em água, saneamento e higiene.
Objetivos específicos
apresentar os conceitos básicos e desafios envolvidos na escolha de alternativas tecnológicas, em saneamento, para pequenas comunidades. projetar alternativas tecnológicas visando atender às necessidades das pequenas comunidades brasileiras, considerando os conceitos de mudança de comportamento em água, saneamento e higiene.
Capacitar os alunos para a concepção de sistemas de abastecimento e tratamento de águas envolvendo o projeto de unidade de captação, estação de tratamento de água – ETA, reservatórios e redes de distribuição.