Carregando
Página inicial »Humanas » Gestão de Políticas Públicas » [ACH3506-2] Planejamento e Orçamento em Políticas Públicas

[ACH3506-2] Planejamento e Orçamento em Políticas Públicas

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Quais os principais problemas que estão atingindo as cidades brasileiras e o que podemos fazer para, mesmo com as adversidades, propormos algumas melhorias? Neste debate mediado por Humberto Dantas, François de Bremaeker, coordenador do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, e Rodolfo Fiori, sócio-diretor da Muove Brasil, falam sobre a importância de se entender as competências de cada ente federado na hora de cobrar a atuação de governantes e gestores públicos. Na discussão, pacto federativo, número de municípios e as dificuldades de se discutir reforma tributária no Brasil
Pesquisador e professor do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Zysman Neiman conversa com Humberto Dantas e Fernando Coelho sobre os principais avanços no conceito de sustentabilidade e as principais limitações para que esse tema possa continuar adentrando as políticas públicas dos municípios.
Nesta aula sobre o papel do município na questão da segurança pública, Tânia Pinc, doutora em Ciência Política e pesquisadora associada do NUPPs-USP - Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da USP, debate com Humberto Dantas e Fernando Coelho sobre os problemas atuais de segurança nas cidades e como a segurança pública pode ir além da lógica do policiamento.
O desafio de colocar as crianças na escola, os grandes gargalos do financiamento da educação pública e os dados mais recentes da avaliação nacional do ensino são os temas desta aula com Olavo Batista Filho, gerente-geral do Todos Pela Educação. No debate, discute-se em que medida a sociedade deve ser envolvida no movimento de elevação da qualidade da educação e as dificuldades da municipalização do ensino em municípios tão heterogêneos, com realidades distintas.
Fernando Coelho, professor de Gestão Pública da USP discute com Humberto Dantas os desafios de se organizar uma área de recursos humanos em uma Prefeitura. A questão de capacitação, os desafios políticos e técnicos e como podemos começar esse debate são os temas desta aula sobre a organização do processo produtivo no setor público.
Como podemos entender o orçamento das nossas cidades e de que forma funciona a aprovação e administração desses valores? Humberto Dantas e Fernando Coelho conversam com Valdemir Pires, professor da escola de Administração Pública da Unesp, sobre o que é, para que serve, e por que se diz que, quando se trata de orçamento, o que se combina não se executa. Na discussão, as diferenças entre as gestões do administrador público e do administrador privado e a importância de se planejar o orçamento em consonância com as expectativas do eleitor.
Como funciona e quais são os órgãos de controle e fiscalização da gestão pública? Nesta conversa sobre a realidade municipal, Humberto Dantas e Fernando Coelho debatem com Marco Antonio Teixeira, professor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP, de que forma estamos avançando na fiscalização de políticas públicas e a importância da participação da sociedade no controle interno e externo da Administração Pública. Na discussão, dados abertos, transparência e como as pessoas podem acessar os órgãos de controle da gestão municipal.
Quais são as grandes oportunidades e riscos dos contratos de PPP’s na gestão pública e qual é a capacidade do Estado em lidar com o setor privado? Nesta conversa sobre Parceria Público-Privada, Humberto Dantas e Fernando Coelho discutem com Carlos Alexandre Nascimento, coordenador geral do MBA PPPs e Concessões - FESPSP / LSE, os impactos orçamentários e as relações entre o público e o privado nos contratos de concessão, privatização e desestatização da administração municipal.
Como vivemos neste mundo e como podemos resolver o dilema entre a demanda por renovações respeitando ao mesmo tempo as regras e princípios constitucionais que não permitem tanta aceleração? Para debater o que impulsiona uma mudança de era na sociedade, Humberto Dantas conversa com Roberto Agune, consultor do setor público, e Germano Guimarães, co-fundador e diretor do Grupo Tellus, sobre os efeitos e os impactos da tecnologia no setor público.
Direito constitucional previsto no rol de direitos sociais, o transporte público é uma atribuição do município e um tema sensível à realidade dos brasileiros, sobretudo daqueles que vivem nas grandes cidades. Nesta aula sobre organização viária e mobilidade urbana, Humberto Dantas e Fernando Coelho conversam com o professor do Programa de Pós-graduação em Governo e Políticas Públicas da FGV-EAESP e coordenador do Centro de Política e Economia do Setor Público – CEPESP, Ciro Birdeman, sobre os desafios, as oportunidades e as perspectivas para a mobilidade urbana no Brasil.
    1 2
13 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942