Carregando
Página inicial »Ensino médio » [4301000] Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger

[4301000] Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger

Ordenar por:    Aula   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
61 vídeos disponíveis nesta disciplina

Vídeos

Uma garrafa é equilibrada por um apoio em uma plataforma e um fio que a liga ao gargalo. A plataforma fica apoiada apenas na extremidade oposta ao gargalo, mas o equilíbrio é estável! Mecânica; estática de corpos rígidos; equilíbrio estável; equilíbrio em balanço. Produzido e filmado por Cláudio Furukawa.
Um copo com água e inclinado fica equilibrado em um montinho de sal. Relacionado: Como deixar um ovo em pé. Mecânica; estática de corpos rígidos; equilíbrio estável. Produzido e filmado por Cláudio Furukawa.
Um ovo fica equilibrado em um montinho de sal. Então, a maior parte do sal é removido com vento e o ovo permanece em pé! Relacionado: Como equilibrar um copo com água e inclinado. Mecânica; estática de corpos rígidos; equilíbrio estável. Produzido e filmado por Cláudio Furukawa.
Quatro bolinhas de aço são coladas de modo que seus centros formam um tetraedro compacto. Quando esse objeto é posto a girar em torno do eixo que atravessa uma bolinha e o centro do triângulo formado pelas outras três sobre uma superfície quase lisa (isto é, com pouco atrito), a parte mais pesada, com 3 bolinhas, fica para cima e permanece em rotação muito tempo, com jeito de pião. Ele precessa em torno de um eixo perpendicular à superfície, sobre a qual passeia descrevendo trajetórias aproximadamente circulares. mecânica; dinâmica da rotação; estabilidade de rotação; giroscópio; precessão. Relacionado: Halteres em rotação. Produzido e filmado por Cláudio Furukawa.
Um corpo em queda preso a um fio move uma polia presa a uma vareta que lança um fio com um peso na ponta que se enrola numa haste vertical. O move se mantem enquanto há energia potencial gravitacional e a conservação do momento angular garante um movimento sempre descendente para o corpo no fio. Mecânica; trabalho e energia; conservação da energia; máquina simples; momento angular. Produzido e filmado por Cláudio Furukawa.
Cinco esferas de aço são suspensas por fios em V de modo a ficarem encostadas e formarem cinco pêndulos. Lançando uma, duas, três esferas obtém-se movimentos de oscilação do conjunto bastante elaborados. Também conhecido como Berço de Newton (Newton's cradle). Relacionado: Colisões no bolimbolacho - massas iguais e massas diferentes. Mecânica; quantidade de movimento linear; colisões; colisão elástica; conservação da energia. Acervo. Filmado por Cláudio Furukawa.
Duas bolinhas de aço são coladas formando um halter. Quando posto a girar em torno do eixo que atravessa as duas bolinhas sobre uma superfície quase lisa (isto é, com pouco atrito), o halter permanece em rotação muito tempo. Ele precessa em torno de um eixo perpendicular à superfície, sobre a qual passeia lentamente e descrevendo trajetórias aproximadamente circulares. Produzido e filmado por Cláudio Furukawa.
Um giroscópio de brinquedo é posto a rodar e precessa, quando pendurado por um fio ou apoiado em um suporte. À medida que a velocidade de spin do giroscópio diminui, a velocidade angular de precessão varia nitidamente. Mecânica; dinâmica da rotação; giroscópio; precessão; efeito do atrito na velocidade de precessão. Giroscópio de brinquedo, filmado por Cláudio Furukawa.
Uma mini usina hidroelétrica é construída usando: garfinhos de plástico, uma pequena tampa na qual está preso um canudo de plástico com um palito de bambu dentro dele, uma rolha, dois imãs de neodímio e uma bobina. Filmado por Cláudio Furukawa. Vídeos correlatos: Indução eletromagnética; Gerador eletromagnético: princípio de funcionamento; Gerador eletromagnético: imãs e bobina.
Uma lâmpada do tipo LED é ligada a uma bobina. Um imã de neodímio se aproxima e se afasta da bobina. O movimento do imã induz um campo elétrico na bobina e nela passa a circular uma corrente que faz com que a lâmpada acenda. Este experimento ilustra o princípio de funcionamento de um gerador elétrico. Filmado por Cláudio Furukawa. Vídeos correlatos: Indução eletromagnética; Gerador eletromagnético: imãs e bobina; Mini usina hidroelétrica.
61 vídeos disponíveis nesta disciplina

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942