Carregando

Educação por competências nas ações de prevenção e controle de infecções dos profissionais de saúde

por Érica Gomes Pereira

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (1)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (640 X 360 px)

Licença de cópia, reuso e redistribuição

Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Aula elaborada para a disciplina ENS 5853 A Biossegurança e as Práticas em Saúde - edição 2025

Disciplina

ENS5853-9 A Biossegurança e as Práticas em Saúde

EMENTA

A trajetória proposta pela disciplina abrange desde a evolução histórica das práticas de isolamento de doenças transmissíveis, com o objetivo de explicitar os princípios que as fundamentam, as ameaças de exposição dos profissionais de saúde a microrganismos, as medidas de proteção e os fatores que influenciam a adesão desses profissionais a tais práticas. Além disso, inclui a análise das tendências e dos principais movimentos nacionais e internacionais relacionados ao controle de infecções associadas à assistência à saúde e suas implicações para as políticas de saúde.

Objetivo

1. Compreender os fundamentos das práticas de controle das doenças transmissíveis, considerando a evolução do conceito de contágio para o de transmissibilidade.
2. Analisar a dinamicidade dos conceitos relacionados à área, diante das transformações epidemiológicas e do avanço do conhecimento clínico sobre algumas doenças transmissíveis, bem como suas implicações para as políticas e práticas em saúde.
3. Compreender a inter-relação entre as práticas de saúde, particularmente as de enfermagem, e a biossegurança, no que se refere à exposição a riscos biológicos.
4. Analisar emergências e desastres em saúde pública como eventos que exigem a implementação ágil de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos em situações epidemiológicas (surtos e epidemias), desastres ou desassistência à população.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Educação por competências nas ações de prevenção e controle de infecções dos profissionais de saúde
Superintendência de Tecnologia da Informação