Assista a esse vídeo em: MP4 (500 X 330 px)
A criança e o adolescente aprendem comportamentos por imitação, através de exemplos, com boa vulnerabilidade à influências externas. A profa. Lília de Souza Li mostra a importância da mídia que, pelos diversos canais, possui uma capacidade de influência ampla, devido às suas características de não segregação, de não ter necessidade de locomoção das pessoas. É importante ressaltar que, apesar de seus pontos positivos, existem também aspectos negativos da mídia, podendo influenciar comportamentos de risco (violência, sexualidade, erros alimentares, uso de substâncias psicoativas).
Esta disciplina abordará aspectos relacionados à saúde articulando-os ao trabalho do educador. A ênfase da disciplina recai sobre a instrumentalização dos educadores para reconhecerem alguns problemas e sobre a forma de enfrentá-los ou encaminhá-los. 1 - Transtornos alimentares; 2 - Transtorno de aprendizagem; 3 - Sexualidade; 4 - Alcoolismo e drogadição; 5 - Transtorno de conduta; 6 - Mídia e comportamento; 7 - Doenças sexualmente transmissíveis
Promover o conhecimento dos problemas rotineiros de saúde e suas complicações; Auxiliar os educadores a detectar possíveis problemas; Discutir maneiras de lidar melhor com os alunos nestas condições; Discutir as necessidades e condições de encaminhamentos.