Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)
Generalidades sobre a manipulação de cimentos: escolha da espátula; empunhadura da espátula e disposição da placa na bancada e demonstração das possíveis consistências (cimentação, base - forramento e restauração).
Estrutura e propriedades gerais dos materiais: estrutura da matéria; propriedades físicas (mecânicas, ópticas, térmicas); propriedades químicas; biocompatibilidade.
Material para prevenção: noções de cariologia e bioquímica oral; material para controle mecânico (fio e escova dental) e químico (flúor, pasta dental e enxaguatórios) da placa dental; evidenciadores de placa.
Material para proteção do complexo dentina-polpa: agentes agressores do complexo dentina-polpa; mecanismos fisiológicos de defesa (esclerose dentinária, dentina reacional); teoria hidrodinâmica da dor; base, forramento e restauração provisória (conceitos e requisitos); hidróxido de cálcio (conceito, tipos, propriedades, indicações e manipulação); óxido de zinco e eugenol (conceito, tipos, propriedades, indicações e manipulação); fosfato de zinco (conceito, tipos, propriedades, indicações e manipulação); ionômero de vidro (conceito, tipos, propriedades, indicações e manipulação)
Amálgama: conceito; indicações; classificação (em função da composição e forma de partícula); propriedades; variáveis de manipulação; avaliação clínica; toxicidade do mercúrio.
Adesivos dentários: princípios de adesão; histórico; adesão em esmalte (condicionamento ácido, características do adesivo, cuidados de manipulação); adesão em dentina (conceito de camada híbrida, tipos de sistema adesivo, cuidados de manipulação); selantes (conceito, tipos, propriedades, indicações e manipulação).
Compósitos dentários: generalidades sobre polímeros; compósitos restauradores (conceito, tipos, propriedades, indicações e manipulação); sistemas de ativação (conceito, ativação física e química, aparelhos fotopolimerizadores).
Materiais híbridos: conceito; ionômero de vidro modificado por resina (conceito, tipos, propriedades, indicações e manipulação); compômero (conceito, tipos, propriedades, indicações e manipulação).
Material para clareamento: etiologia das alterações de cor do dente; mecanismo de ação dos agentes clareadores; tipos de tratamento clareador; efeitos adversos.
Possibilitar ao aluno a compreensão dos requisitos que devem apresentar os materiais em função das necessidades clínicas, de modo a permitir que faça a indicação e o uso racional dos materiais dentários envolvidos nos procedimentos preventivos e restauradores diretos. Desenvolver o raciocínio clínico, a fim de se obter o máximo desempenho dos materiais dentários indicados em diferentes situações da prática diária. Iniciar o desenvolvimento de habilidades manuais específicas necessárias ao uso dos materiais odontológicos.