Carregando

Matemática Financeira para Análises Florestais - III

por Luiz Carlos Estraviz Rodriguez

Incorporar
Recomendar
Download
        
Gostei (1)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores.

Sobre a aula

Apresentação e desenvolvimento das fórmulas básicas da matemática financeira para avaliação de projetos florestais. Para acesso ao curso completo, incluindo quizes e material de apoio, visite https://sites.google.com/usp.br/lcer

Disciplina

LCF0685-3 Economia de Recursos Florestais

EMENTA

A) INTRODUÇÃO À TEORIA ECONÔMICA: - Uso eficiente de recursos produtivos. 1. Fatores de Produção no Setor Florestal; 2. Princípios Econômicos da Produção; 3. Eficiência Técnica e Econômica na Produção de um Produto; 3.1. Fatores de produção; 3.1.1. Um recurso variável; 3.1.2. Dois ou mais recursos variáveis; 4. Eficiência Técnica e Econômica na Produção de dois ou mais produtos; 5. Estudo da formação das curvas de oferta e demanda; 5.1. Introdução ao conceito de oferta e teoria dos custos; 5.1.1. Custo fixo; 5.1.2. Custo variável; 5.2. Equilíbrio da firma no mercado de competição perfeita (obtenção da curva de oferta individual); 5.3. A oferta agregada do setor; 6. Introdução ao conceito de demanda; 6.1. Demanda individual; 6.2. Demanda agregada; 6.3. Comportamento da demanda; 6.3.1. Fatores que influenciam o comportamento da demanda interna; a) População consumidora; b) Renda dos consumidores; c) Custo de vida; d) Distribuição de Renda; 6.3.2. Fatores que afetam o comportamento da demanda externa; 6.4. Comportamento da oferta; 6.4.1. Fatores que afetam a oferta; 7. O mercado em equilíbrio a partir das curvas de oferta e demanda; 7.1. Determinação do Preço; 7.2. Políticas de preços mínimos; 7.3. Políticas de subsídios; B) Matemática Financeira e Critérios de avaliação de projetos; 1. O valor temporal da moeda; 1.1. Juros simples e compostos; 1.2. Valor presente e futuro 1.3. Fórmula Básica da Matemática Financeira; 1.4. Séries de Pagamentos; 1.5. Fórmulas Básicas para séries de pagamentos; 2. Critérios para análise financeira de projetos; 2.1. Convertendo projetos em fluxos de caixa; 2.2. Valor Presente Líquido; 2.3. Relação Benefício / Custo; 2.3. Taxa Interna de Retorno; 2.4. VPL Anualizado; 2.5. Valor Esperado da Terra; 2.6. Custo Financeiro da Produção; 3. Escolha do Critério adequado; 4. Análise comparativa envolvendo diferentes atividades; 5. Níveis economicamente ótimos de adubação; 6. Determinação da rotação florestal economicamente ótima; 7. Inclusão do efeito inflacionário nas análises.

Objetivo

O objetivo geral do curso é o de prover futuros engenheiros florestais, gestores ambientais e economistas com os conhecimentos básicos de economia e de planejamento através de aplicações na área de recursos florestais. Além da produção e consumo de produtos florestais, ênfase será dada ao uso racional de recursos produtivos e aos critérios de avaliação de projetos florestais. Após a conclusão do curso, espera-se que o aluno: a) domine os conceitos básicos da economia suficientes para compreender as forças que determinam a oferta e a demanda de produtos e serviços de origem florestal; b) possa aplicar os conceitos básicos da teoria da produção para determinar níveis economicamente ótimos dos fatores de produção; e c) saiba aplicar as técnicas básicas de avaliação de projetos na análise de empreendimentos florestais.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Matemática Financeira para Análises Florestais - I
  2. Matemática Financeira para Análises Florestais - II
  3. Matemática Financeira para Análises Florestais - III
  4. Matemática Financeira para Análises Florestais - IV
Superintendência de Tecnologia da Informação