Carregando
Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (1)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores.

Sobre a aula

Estudo das medidas de associação linear entre variáveis quantitativas, com especial destaque ao uso e recomendações dos testes de correlação, regressão simples ou múltipla. Estudo e interpretação dos tipos de respostas obtidas com a análise de regressão, bem como dos métodos para obtenção e validação de modelos estatísticos gerados por programas computacionais.

Disciplina

VNP5712-5 Tratamentos Estatísticos Aplicados à Experimentação Animal

EMENTA

1) Apresentação e estudo do histórico, das definições e usos da estatística como ferramenta científica para inferência de resultados obtidos em ensaios experimentais. Introdução à classificação do tipo da resposta medida.
2) Estudo da estatística descritiva, com definições, usos, vantagens e desvantagens na escolha das diferentes medidas de posição, locação ou tendência central (média, moda, mediana, quartis, percentis, extremos), das medidas de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, erro padrão da média) e das medidas de forma (assimetria e achatamento) da curva de distribuição normal. Uso da informática para a descrição de dados experimentais, bem como propostas de representação gráfica e tabular de dados.
3) Introdução ao estudo da estatística de inferência, com especial destaque aos princípios da probabilidade, noções de amostragem, definições de população e amostra, bem como formulação de testes de hipótese.
4) Estudo das premissas das análises estatísticas, com definições a respeito da aditividade do modelo estatístico, independência dos erros, normalidade dos resíduos e homogeneidades das variâncias. Estudo dos princípios e usos dos testes utilizados para avaliação da normalidade dos resíduos e da homogeneidade das variâncias, bem como dos métodos estatísticos utilizados para identificação de dados discrepantes ("out liers"). Estudo dos princípios e usos dos métodos de transformação dos dados (transformação logarítmica, pela raiz quadrada, inversa, arcoseno e outros).
5) Estudo dos princípios da análise de variância (teste F) e do uso dos modelos lineares gerais e dos modelos mistos na estatística de inferência de delineamentos comumente utilizados na experimentação animal, com especial destaque aos delineamentos inteiramente casualizados, delineamentos em blocos casualizados e delineamentos em reversão (quadrado latino e suas variações, quadrados reticulados, delineamento em reversão simples com seqüência balanceada - cross over, delineamentos em reversão dupla - swich back). Estudo da estatística univariada, multivariada e dos modelos mistos em delineamentos que façam uso de parcelas sub-divididas (split-plot e medidas repetidas no tempo).
5) Estudo dos testes de comparação entre tratamentos, com especial destaque às recomendações, vantagens e desvantagens dos testes de médias utilizados em experimentos com tratamentos não estruturados (Tukey, Duncan, LSD, SNK, Scheffé, Bonferoni, Dunnett) ou de tratamentos estruturados em classes (contrastes ortogonais e não ortogonais). Uso da regressão polinomial em tratamentos estruturados em níveis e uso da correção das médias pela metodologia dos quadrados mínimos para comparação de tratamentos em experimentos que façam uso de covariáveis. Estudo das particularidades dos experimentos com mais de um fator (arranjos fatoriais de tratamentos).
6) Estudo das medidas de associação linear entre variáveis quantitativas, com especial destaque ao uso e recomendações dos testes de correlação, regressão simples ou múltipla. Estudo e interpretação dos tipos de respostas obtidas com a análise de regressão, bem como dos métodos para obtenção e validação de modelos estatísticos gerados por programas computacionais.
7) Estudo dos princípios, recomendações, vantagens e desvantagens dos testes de estatística não paramétrica de ordem (Wilcoxon, Kruskal-Wallis, Savage, Mediana e outros) e estatística não paramétrica de freqüência (Qui-quadrado e teste exato de Fisher).

Objetivo

A presente disciplina tem como objetivo fornecer ao aluno conhecimento básico e suporte crítico para a adequada utilização e escolha das diferentes ferramentas estatísticas comumente utilizadas para análises de dados obtidos em experimentos com animais de produção, bem como do uso dos pacotes estatísticos disponíveis. Somam-se a esses objetivos fornecer subsídios para a correta interpretação e apresentação de dados coletados em experimentos dessa natureza.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Estimativas das emissões de metano entérico em bovinos
  2. Apresentação da disciplina - VNP 5712 - 2021
  3. Estatística descritiva - Parte 1 (SAS 2)
  4. Introdução ao SAS (SAS 1)
  5. Premissas - Normalidade dos resíduos (SAS 4)
  6. Estatística descritiva - Parte 2 (SAS 3)
  7. Premissas - Homogeneidade das variâncias (SAS 5)
  8. Transformação de dados (SAS 6)
  9. Dados pareados - Parte 1 (SAS 7)
  10. Dados pareados - Parte 2 (SAS 8)
  11. Inteiramente casualizado (SAS 9)
  12. Blocos casualizados (SAS 10)
  13. Quadrado Latino (SAS 11)
  14. Cross over (SAS 12)
  15. Teste de médias (SAS 13)
  16. Contrastes ortogonais (SAS 14)
  17. Arranjo fatorial (SAS 15)
  18. Parcelas subdivididas (SAS 16)
  19. Correlação (SAS 17)
  20. Regressão simples - Parte 1 (SAS 18)
  21. Regressão múltipla (SAS 19)
  22. Regressão simples - Parte 2 (SAS 19)
  23. Regressão polinomial (SAS 20)
  24. Análise de covariância (SAS 21)
  25. Estatística não paramétrica de ordem (SAS 22)
  26. ENPF - Qui quadrado (SAS 23)
  27. ENPF - Regressão logística - Glimmix (SAS 24)
Superintendência de Tecnologia da Informação