Carregando

Vídeo 3 de 39

Teoria da História I

Bloco 1: Introdução ao curso e à leitura de Hegel – Parte 3

por Jorge Luis da Silva Grespan

Recomendar
        
Gostei (0)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Este terceiro vídeo aborda a alocução inicial na qual Hegel problematiza seu próprio tema de estudo: a filosofia da história. O comentário visa explicitar o caráter sinuoso do modo de exposição dialético adotado por Hegel, conforme o qual sucessivas definições do problema são examinadas e superadas até Hegel alcançar uma definição satisfatória.

Disciplina

FLH0401-8 Teoria da História I

EMENTA

CONTEÚDO: A 1.Noções introdutórias: ciência, teoria, método e conhecimento. 2.As abordagens "clássicas"da teoria do conhecimento; filosofias e teorias da História no advento da modernidade ocidental. 3.Pressupostos racionalistas e empiristas na epistemologia da História. 4.Pressupostos dialéticos na teoria da História. 5.Desdobramentos contemporâneos: o papel da teoria nos procedimentos da pesquisa histórica e no ensino de História na educação básica.

CONTEÚDO: B O curso pretende examinar como a história foi pensada através de concepções dialéticas por autores clássicos, como Hegel, Marx, Lukács e Benjamin. Já no pensamento hegeliano, estudaremos o modo com que ele concilia as visões opostas de história dos povos de Herder com a idéia de progresso do Iluminismo, mediante os conceitos lógicos da identidade de opostos. A partir daí, serão analisados os conceitos de uma dialética materialista da história em Marx Lukács e Benjamin, levando-se em conta como neles é desenvolvida a dimensão dialética, sem a qual corre-se o risco de ver o materialismo tornar-se mecanicismo positivista. Em Marx o núcleo dialético se encontra no trabalho e na sua relação com o capital, enquanto que em Lukács a tensão se concentra na oposição entre as forças reificantes do capitalismo e a possibilidade de solução revolucionária. Em Benjamin, finalmente, o materialismo é ponto de partida para uma revolucionária reflexão sobre o tempo histórico, implodindo categorias clássicas do historicismo e aproximando-se, por outro lado, de algumas questões centrais da hermenêutica 1- A elaboração do conceito de história como progresso no Iluminismo: Condorcet 2- A crítica romântica e o conceito de história dos povos: Herder 3- A Filosofia da História de Hegel 3.1.-Filosofia e história: unidade dialética 3.2.-O indivíduo e o estado 3.3.- O espírito dos povos e o espírito universal 4- A Teoria da História de Marx 4.1.-A crítica ao 'idealismo' hegeliano 4.2.-Dialética e materialismo 4.3.-Fetichismo e capitalismo 5- A Teoria da História de Lukács 5.1.-Consciência e o sujeito da história 5.2.-A dimensão dialética do materialismo 5.3.-Reificação e Revolução 6- A Teoria da História de Benjamin 6.1.- Materialismo e Consciência 6.2.- Narrativa e experiência: história e arte 6.3.- Tempo e Temporalidades 7- As dialéticas do ser social. Ensino de História e concepção dialética da educação.

CONTEÚDO: C 1. Filosofias de História: 1.1 Filosofias Religiosas 1.2. Filosofias Laicas 2. Teorias de História: 2. 1 Teorias de História do século XIX 2.2 Teorias de História do século XX 3. Teorias de Historiografia: 3.1 A disciplina História: 3.2 A História no século XIX 3.3 Os paradigmas epistemológicos clássicos 4. A questão da institucionalização dos estudos históricos nas Universidades 4.1 Os Estudos Históricos no Brasil no século XIX e XX 5. Ciência Histórica na primeira metade do século XX: 5.1 O debate qualitativo & quantitativo 5.2 A fragmentação do campo. 6. Fundamentos epistemológicos do ensino de História.

Objetivo

Analisar as especificidades das ciências humanas e os sedimentos socioculturais que fundamentam as teorias da História. Introduzir as questões sobre as Filosofias de História, Teorias de História e as Teorias de Historiografia no século XIX e primeira metade do século XX; os paradigmas epistemológicos que dominam os estudos históricos; a institucionalização dos estudos históricos nas Universidades e Institutos de Pesquisa; a ciência histórica no século XIX e XX e as questões teóricas que encaminharam o processo de fragmentação do campo historiográfico. - História e Dialética. Compreender aspectos de Teorias da História e teorias da educação. Conhecer alguns dos fundamentos teóricos do ensino de História.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Bloco 1: Introdução ao curso e à leitura de Hegel – Parte 1
  2. Bloco 1: Introdução ao curso e à leitura de Hegel – Parte 2
  3. Bloco 1: Introdução ao curso e à leitura de Hegel – Parte 3
  4. Bloco 2: Razão, Rejuvenescimento e Providência – Parte 1
  5. Bloco 2: Razão, Rejuvenescimento e Providência – Parte 2
  6. Bloco 2: Razão, Rejuvenescimento e Providência – Parte 3
  7. Bloco 3: A determinação do espírito – Parte 1
  8. Bloco 3: A determinação do espírito – Parte 2
  9. Bloco 3: A determinação do espírito – Parte 3
  10. Bloco 4: Liberdade e processo histórico – Parte 1
  11. Bloco 4: Liberdade e processo histórico – Parte 2
  12. Bloco 4: Liberdade e processo histórico – Parte 3
  13. Bloco 5: Os indivíduos como meios e fins da história – Parte 1
  14. Bloco 5: Os indivíduos como meios e fins da história – Parte 2
  15. Bloco 5: Os indivíduos como meios e fins da história – Parte 3
  16. Bloco 6: O princípio e o começo da História – Parte 1
  17. Bloco 6: O princípio e o começo da História – Parte 2
  18. Bloco 7: Dialética e história em Hegel – Parte 1
  19. Bloco 7: Dialética e história em Hegel – Parte 2
  20. Bloco 7: Dialética e história em Hegel – Parte 3
  21. Bloco 8: Marx, Engels e a concepção materialista da história – Parte 1
  22. Bloco 8: Marx, Engels e a concepção materialista da história – Parte 2
  23. Bloco 8: Marx, Engels e a concepção materialista da história – Parte 3
  24. Bloco 9: A crítica a Hegel e o conceito de Ideologia – Parte 1
  25. Bloco 9: A crítica a Hegel e o conceito de Ideologia – Parte 2
  26. Bloco 10: História, comunismo e crítica do materialismo de Feuerbach – Parte 1
  27. Bloco 10: História, comunismo e crítica do materialismo de Feuerbach – Parte 2
  28. Bloco 10: História, comunismo e crítica do materialismo de Feuerbach – Parte 3
  29. Bloco 11: O começo do capital: mercadoria e valor – Parte 1
  30. Bloco 11: O começo do capital: mercadoria e valor – Parte 2
  31. Bloco 12: O trabalho abstrato – Parte 1
  32. Bloco 12: O trabalho abstrato – Parte 2
  33. Bloco 13: O conceito de fetichismo – Parte 1
  34. Bloco 13: O conceito de fetichismo – Parte 2
  35. Bloco 13: O conceito de fetichismo – Parte 3
  36. Bloco 14: História e política – Parte 1
  37. Bloco 14: História e política – Parte 2
  38. Bloco 15: As classes sociais na revolução – Parte 1
  39. Bloco 15: As classes sociais na revolução – Parte 2
Superintendência de Tecnologia da Informação