Carregando
Incorporar
Recomendar
        
Gostei (27)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

O vídeo mostra o atendimento de uma idosa em sala de vacina para a disciplina ENS 0237 - Enfermagem na Atenção Básica e a Saúde do Adulto e do Idoso da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

As doenças imunopreveníveis são tão antigas quanto a história da humanidade. É indiscutível tanto no Brasil quanto no exterior, o empenho dos enfermeiros e da equipe de enfermagem com a prática da imunização. Assim, cabe aos profissionais, estudantes de Enfermagem e, também, à população em geral, o entendimento acerca das informações essenciais sobre o por que?, como? e quando? as vacinas precisam ser administradas.

Disciplina

ENS0237-1 Enfermagem na Atenção Básica e a Saúde do Adulto e do Idoso

EMENTA

- O cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na atenção básica cuidado integral ao indivíduo, família e grupos sociais; integralidade das ações e dos serviços, resolubilidade da atenção básica.
- Bases teóricas e conceituais do cuidado que dão suporte à enfermagem na atenção básica: promoção à saúde, prevenção, intervenção e monitoramento de problemas e necessidades de saúde.
- Ferramentas/instrumentos: consulta de enfermagem, grupos educativos, atendimento em grupos, visita domiciliária, ações intersetoriais e articuladas a outros serviços (rede de apoio),
- Calendário de imunizações para adultos e idosos
- Atenção à saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica
- Promoção da Saúde
- Qualidade de vida
- Atenção ao adulto/idoso com HAS, dislipidemia e risco cardíaco Atenção ao adulto/idoso com diabetes tipo II e comprometimento vascular
- Avaliação Multidimensional da Pessoa idosa e Síndromes Geriátricas
- Redes de Atenção ao adulto/idoso e Linhas de Cuidado Instabilidade postural e risco de quedas

METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA
Ensino Teórico com aulas dialogadas, Ensino Teórico-Pratico em Unidades Básicas de Saúde e em Laboratório. Oficinas e Seminários

Objetivo

OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO
O aluno já aprendeu a trabalhar com os instrumentos de reconhecimento das necessidades e nesse momento vai iniciar açöes de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso. A Unidade Básica de Saúde é reconhecida como a principal porta de acesso dos usuários ao SUS e deve se responsabilizar pela resolução de 80% dos problemas prevalentes em saúde.
Está em consonância com o perfil profissional estabelecido no PPP do curso de graduação em Enfermagem da EEUSP.

SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Nesta disciplina, os conhecimentos e habilidades desenvolvidos anteriormente serão integrados a novos conhecimentos e habilidades relativos ao cuidado na saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica. A aplicação destes proporcionará aos estudantes exercitar o raciocínio clínico durante a realização das atividades teórico-práticas. Esse conjunto de saberes e ações possibilitará a adequação da prática do cuidado à realidade, bem como comporá o perfil generalista do profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS
l. Referentes à ação docente:
1. Instrumentalizar o planejamento e a implementação da assistência de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na atenção básica.
2. Estimular e acompanhar o estudante na participação de projetos de promoção da saúde de caráter intersetorial, nas açöes voltadas à saúde do adulto e do idoso.
3. Promover articulação com os campos de prática, com vistas a garantir o espaço de formação do estudante nesses locais (este objetivo não se articula aos conteúdos, mas é uma atividade necessária para a consecução das atividades discentes em campos de prática, demandando carga horária docente).
II. Referentes à ação discente:
1. Aplicar conceitos de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, no cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica;
2. Prestar cuidados de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, pautados no contexto social, no perfil epidemiológico em que se inserem e nas dimensões clínica, ética e relacional/interacional;
3. Identificar elementos do processo de trabalho assistencial de enfermagem e de saúde na Atenção Básica

Índice de vídeos da disciplina

  1. Atendimento de uma idosa em sala de vacina
Superintendência de Tecnologia da Informação