Carregando

Vídeo 5 de 6

Antropologia e Gênero

Problemas de Gênero , de Judith Butler, parte 1

por Heloisa Buarque de Almeida

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (19)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Aula sobre o livro Problemas de Gênero de Judith Butler: a desconstrução do sexo, a matriz heterossexual e a performatividade

Disciplina

FLA0362-2 Antropologia e Gênero

EMENTA

Precursores da temática na teoria antropológica clássica;
A revisão da dicotomia natureza e cultura;
A influência do pensamento foucaultiano – desconstruindo o sexo;
Mulheres, feminismo, gênero e o problema da identidade;
Intersecções: Gênero, raça e outras formas de diferenciação social;
Gênero e poder.
Eventualmente, em alguns semestres poderemos abordar também a questão dos direitos das mulheres, assim como a temática que associa gênero aos estudos sobre família.

Objetivo

Esta disciplina visa introduzir os alunos da graduação na área dos estudos de gênero, com um enfoque que aproxima a antropologia com outras áreas das humanidades. Gênero tornou-se uma categoria e uma reflexão teórica muito relevante nas ciências humanas nas últimas três décadas. Sua produção teórica específica tem tido um desenvolvimento e uma produção crescente desde a década de 1970, em diálogo com as teorias sociais, com reflexões acerca das formas de poder e de desigualdade que são social e culturalmente produzidas. Os debates sobre gênero dialogam intensamente com as revisões acerca dos conceitos de sociedade, natureza, cultura, poder, violência, e com as questões de direitos humanos. Também se destaca na disciplina as intersecções entre gênero e raça.
A disciplina apresenta a área dos estudos de gênero mostrando inicialmente sua relação com os debates fundamentais da antropologia (como a dicotomia natureza/cultura). Reconhecendo as relações desta área com a questão das formas de poder, a disciplina aponta para a forma como o conceito de gênero advém dos estudos sobre mulheres e dos estudos feministas. Nesse debate com os trabalhos sobre mulheres e com as propostas feministas, a disciplina explora também o problema contemporâneo da identidade e de seu papel político. A partir da bibliografia que construiu a noção de gênero nos anos 70, a disciplina busca acompanhar os desdobramentos teóricos posteriores em diálogo intenso com áreas afins à antropologia. Explora por fim as relações entre gênero e outras formas de diferenciação social, como a questão da raça e o problema que advém do reconhecimento da extrema diversidade entre as mulheres.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Antropologia e gênero - Apresentação do programa do semestre
  2. Algumas reflexões sobre o corpo e a diferença sexual na teoria antropológica clássica
  3. Debate sobre a passagem natureza e cultura e o sistema sexo-gênero - parte I
  4. O sistema sexo-gênero - parte II do debate sobre a passagem natureza e cultura
  5. Problemas de Gênero , de Judith Butler, parte 1
  6. Problemas de Gênero , de Judith Butler, parte 2
Superintendência de Tecnologia da Informação