Carregando

Aula 12 Cidades MIL de UNESCO no PROLAM/ USP. Seminário e Painel com experts de Colombia Espanha, India e Peru

por Felipe Chibás Ortiz

Incorporar
Recomendar
     
Gostei (3)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Aula 12 da disciplina Cidades MIL de UNESCO, ministrada em 02 de dexembro de 2022 para estudantes de pós-graduação do Prograsma de Integração da América Latina - PROLAM/ USP., com seminário e Painel com especialistas de Colombia Espanha, India e Peru.

Disciplina

IAL5812-1 Diversidades pós-humanas, ética e paradigma de Cidades MIL de UNESCO na perspectiva de América Latina e Caribe

EMENTA

Abordando de um ponto de vista transdisciplinar o paradigma das Cidades MIL proposto pela UNESCO em 2018, são tratados os seguintes temas: Os 10 principais paradigmas de cidades propostos por organismos internacionais e a condição “pós-humana” de seus cidadãos na América Latina e Caribe. O Paradigma MIL - Media and Information Literacy (AMI - Alfabetização Mediática e Informacional), seus indicadores e métricas e seus fundamentos epistemológicos, filosóficos e éticos, com ênfase na Ética. A metodologia das 20 Barreiras Culturais à Comunicação e 5 Dimensões de Criatividade (Felipe Chibás Ortiz) e suas aplicações, indicada pela UNESCO para diagnóstico e resolução de conflitos culturais. Os indicadores Tecnologia, Comunicação e Mídias e o papel dos líderes e influencers e os indicadores Cultura, Educação, Espiritualidade e Saúde. O pensamento crítico no combate às fake news, deep fakes, pós-verdades e discursos de ódio. A Gestão Participativa e o Governo Eletrônico (e-gov) de Prefeituras. As cidades contemporâneas que já integram a rede mundial das Cidades MIL. Desafios transdisciplinares impostos diante do processo de integração da cidadania MIL nos ecossistemas físico e digital, nos contextos latino-americano e caribenhos.
Para fazer essas reflexões trabalharemos com miniconferências e seminários dos alunos, assim como convidaremos a experts internacionais de UNESCO que participaram por videoconferência com minipalestras de 15 a 20 minutos em cada uma das aulas e que nos ajudaram a fazer comparações entre os diversos paradigmas de cidades no Brasil, na região latino-americana e caribenha e outros continentes.

Objetivo

Proporcionar aos alunos uma visão dos diversos paradigmas de cidade propostos por organismos internacionais e seu impacto sobre a constituição das mais diversas identidades individuais e coletivas latino-americanas, assim como sobre a concepção de cidadania, aí privilegiado o Paradigma Cidades MIL (Midia Information Literacy) de UNESCO. Constituir um espaço de estudos, pesquisas e debates sobre os principais conceitos relativos à Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e como ele influencia a forma de enxergar as cidades na atualidade, integrando os ecossistemas físicos e digitais; à fusão da inteligência humana com a artificial; às diversidades pós-humanas, às barreiras culturais à comunicação e à Ética, privilegiando a perspectiva latino-americana e caribenha na análise desses aspectos, entre outros.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Aula 2 - 23.09.2022 - Cidades MIL UNESCO
  2. Aula de 28 10 2022 - Cidades MIL UNESCO
  3. Aula de 25 11 2022 - Cidades MIL UNESCO
  4. Aula 12 Cidades MIL de UNESCO no PROLAM/ USP. Seminário e Painel com experts de Colombia Espanha, India e Peru
Superintendência de Tecnologia da Informação