Carregando

Rotação de culturas, plantio direto e o manejo de doenças de plantas (parte II)

por José Belasque Júnior

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (4)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores.

Sobre a aula

Sãos dois vídeos (partes I e II) sobre o manejo integrado de doenças no sistema de cultivo denominado plantio direto.

Disciplina

0110612-8 Sistema de Produção Agrícola em Plantio Direto

EMENTA

3.1. Ecossistema natural e agrícola; 3.2. Sistema convencional de produção agrícola; 3.3. Breve histórico sobre a história deste sistema e requisitos para adotá-lo; 3.4. Efeitos do revolvimento sobre o solo; 3.5. Máquinas e implementos agrícolas para o plantio direto; 3.6. Rotação de cultura e cobertura vegetal de outono-inverno; 3.7. Pragas, doenças e plantas daninhas em plantio direto; 3.8. Atributos físicos, químicos e biológicos do solo; 3.9. Estimativa da economia de água e produtividade; 3.10. Conceitos para formação e acúmulo de resíduos vegetais; 3.11. Importância da integração lavoura e pecuária para o sistema de produção agrícola em plantio direto.

Objetivo

Apresentar, analisar e discutir as causas do insucesso do sistema convencional em ambiente tropical, as quais estimularam a adoção dos sistemas de produção agrícola em plantio direto. Discutir critérios relativos à adequação, diversificação e implantação desse sistema, e sua importância à conservação do solo e água, e acúmulo de carbono no solo.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Rotação de culturas, plantio direto e o manejo de doenças de plantas
  2. Rotação de culturas, plantio direto e o manejo de doenças de plantas (parte II)
Superintendência de Tecnologia da Informação