Carregando
Recomendar
     
Gostei (0)

Licença de uso

Acesso Simples (Azul)
Esta licença permite ao usuário somente assistir ao conteúdo do e-Aulas USP na plataforma, sendo vedada sua cópia e/ou redistribuição. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.

Sobre a aula

Introduão a natureza, coordenação, propriedades e funções biológicas de enzimas de cobre.

Disciplina

5930129-3 Introdução à Química Inorgânica Biológica

EMENTA

Introdução: Introdução geral dos íons metálicos biologicamente relevantes e as funções fisiológicas que eles apresentam. Revisão de aspectos termodinâmicos e de reatividade quanto a reações de substituição de ligantes e transferência de elétrons de íons de metais sob a perspectiva de Química de Coordenação. Revisão da estrutura e fisiologia celular e do organismo. Estudar processos biológicos nos quais íons de metais são relevantes, relacionando-os com suas propriedades químicas fundamentais: funções e mecanismos químicos ou físicos pelos quais íons Na+, K+ e Ca2+ estabelecem e alteram potenciais de membranas bem como processos de excitação de membranas que são fundamentais em neurotransmissão e controle muscular voluntário e involuntário. Funções e mecanismos de íons de Ca2+ em sinalização celular importantes em resposta e adaptação celular e do organismo. Estudos de mecanismos químicos de enzimas dependentes de íons de Zn2+ e de íons de cobalto, cobre e ferro relevantes para o metabolismo e catabolismo de nutrientes e metabolismo energético (transferência de elétrons em respiração mitocondrial). Estudos dos mecanismos Químicos em proteínas e enzimas dependentes de cobre e ferro importantes no transporte de gases e sinalização celular.

Objetivo

Geral: Introduzir noções básicas do papel fisiológico de íons metálicos biologicamente relevantes de forma contextualizada.
Específicos:
a) revisão das propriedades fundamentais de íons de metais dos blocos s, p e d biologicamente relevantes sob a perspectiva de Química de Coordenação;
b) estudar as funções fisiológicas juntamente com os mecanismos químicos ou físicos pelos quais cada classe de íon metálico (ou compostos destes íons) controla ou executa tais propriedades.
c) Relacionar as propriedades fisiológicas dos íons de metais e seus compostos biológicos com suas propriedades químicas.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Cobalto
  2. cobre
  3. Ferro - parte 1
  4. Zinco
  5. Cálcio
  6. ferro - parte 2
  7. Cátions de metais na vida
  8. Propriedades periódicas dos metais e seus cátions
  9. Ferro - parte 3
  10. Aspectos fundamentais dos complexos metálicos
  11. Natureza e propriedades de ligantes e exemplos de ligantes biológicos
  12. aula 5 - Aspectos da termodinâmica dos complexos metálicos
  13. aula 6 - Reatividade e cinética de complexos metálicos
  14. Estrutura celular
  15. Estrutura de proteínas
  16. funções biológicas de sódio e potássio
  17. funções biológicas de sódio e potássio 2
Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942