Carregando

Introdução à Gestão Florestal - Parte 1b

por Luiz Carlos Estraviz Rodriguez

Incorporar
Recomendar
Download
     
Gostei (1)

Formatos disponíveis

Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)

Licença de uso

Acesso Aberto (Verde)
Esta licença permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores.

Sobre a aula

Segundo vídeo da etapa introdutória do curso "Gestão de Recursos Florestais", lecionado pelo Prof. Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, para aluno de Engenharia Florestal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros da Universidade de São Paulo.

Disciplina

LCF0586-2 Gestão de Recursos Florestais

EMENTA

A. Para cobrir os vários aspectos da Administração, os estudos dirigidos cobrirão os seguintes temas: as funções da Administração e a evolução do pensamento administrativo; a análise do ambiente externo; os estágios da tomada de decisão; os diferentes níveis de planejamento e de gestão estratégica; o conceito de ética e de responsabilidade empresarial; o conceito de empreendedorismo; os diferentes tipos de estruturação organizacional; uma introdução à gestão de recursos humanos; o conceito de liderança; técnicas de motivação para desempenho e gestão de equipes; a importância da comunicação; e a gestão da inovação. B. Os temas relacionados à Gestão Florestal cobrirão os seguintes temas: revisão de conceitos biométricos e econômicos; modelos de crescimento e de produção; informação necessária para a obtenção desses modelos; modelos matemáticos mais comuns; principais informações fornecidas por esses modelos; critérios de avaliação econômica; informação necessária para utilização desses critérios; critérios de decisão mais apropriados para as anãlises florestais; situações onde a utilização desses critérios é válida; ordenamento florestal; o conceito de manejo de produção sustentada; métodos de ordenamento florestal por área e produção; técnicas correntes de planejamento florestal otimizado; uma revisão de programação linear; o modelo básico de programação linear aplicado ao manejo de recursos florestais; modelos de programação com múltiplos objetivos no manejo de florestas envolvendo múltiplos recursos e produtos; coleta de dados, análise e preparo de um plano de manejo envolvendo recursos e produtos florestais múltiplos; utilização dos conceitos em estudos reais.

Objetivo

O principal objetivo do curso é proporcionar os meios para aplicação de modernas técnicas de elaboração de planos de manejo florestal. Começando com os tradicionais métodos de ordenamento florestal, evoluindo para técnicas de programação matemática e utilizando métodos de planejamento sob múltiplos objetivos e múltiplos recursos, o curso pretende aumentar a proficiência dos alunos em métodos matemáticos e computacionais de auxílio ao processo de tomada de decisão. Após completo o curso espera-se que o estudante seja capaz de: a) modelar sistemas florestais reais envolvendo não só florestas voltadas para a produção de um único bem como também florestas voltadas para a obtenção de múltiplos resultados, incluindo produtos florestais tradicionais como resinas, madeiras para serraria ou polpa, etc. e outros produtos menos tradicionais como recreação, valor cênico, água de boa qualidade, etc. b) utilizar os devidos recursos computacionais capazes de processar os modelos desenvolvidos no ítem anterior. c) interpretar os resultados obtidos após a análise dos modelos e tomar decisões ponderadas por esses resultados.

Índice de vídeos da disciplina

  1. Introdução à Gestão Florestal - Parte 1a
  2. Introdução à Gestão Florestal - Parte 1b
  3. Introdução à Gestão Florestal - Parte 2a
Superintendência de Tecnologia da Informação