This is a modal window.
Assista a esse vídeo em: MP4 (1280 X 720 px) | MP4 (640 X 360 px)
A luz proveniente de uma lanterna led é polarizada com um filtro polarizador colocado sobre uma folha com palavras escritas. Ao colocar um 2o filtro com o eixo de polarização perpendicular ao eixo do 1o filtro, observa-se que tudo escurece e não é possível ver as palavras. Isso é revertido com o uso de um 3o filtro com seu eixo oblíquo aos eixos dos outros dois filtros, tornando visíveis novamente as palavras.
Óptica; luz polarizada; filtro polarizador; múltiplos filtros.
Vídeo produzido por Claudio Hiroyuki Furukawa.
Experimentos de demonstração de fenômenos físicos nas áreas de mecânica, eletromagnetismo, óptica, fluidos, termodinâmica e física moderna são apresentados em vídeos de curta duração. Além da observação de eventos, procura-se destacar os aspectos centrais do funcionamento do equipamento, regidos pelas leis físicas que se pretende ilustrar.
O Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger do Instituto de Física, LDEWH, promove o uso de demonstrações em cursos de física, como uma forma de ensino complementar, e em atividades de divulgação científica. As mais de 500 demonstrações de fenômenos físicos, que constituem seu acervo, podem ser usadas e manuseadas por estudantes e professoras. Elas ilustram os principais fenômenos da mecânica, óptica, termodinâmica, fluidos, eletromagnetismo e física moderna. Visitantes e observadores são estimulados a praticar a observação crítica e interpretar os experimentos, como atividades de investigação científica, contribuindo para a compreensão de diferentes aspectos da natureza e da tecnologia.