Esta licença veda a cópia e/ou redistribuição do vídeo. Esta licença não permite o download do vídeo por nenhum usuário.
Sobre a aula
Nessa aula prática virtual vocês irão simular a identificação de espécies de enterobactérias utilizando ensaios bioquímicos. * Os esquemas apresentados nessa aula foram criados com o App biorender.com * As imagens utilizadas fazem parte de um acervo pessoal ou foram obtidas no Google Images sob licença Creative Commons * Imagens retiradas de artigos científicos estão devidamente citadas * Caso alguma imagem tenha direito autoral, por favor, comunique o autor desta apresentação (vanbueris@usp.br) para que possa ser retirada imediatamente
Geral: controle do crescimento microbiano por agentes físicos e químicos. Virologia: estrutura, classificação, replicação, vírus de interesse médico e vacinas. Bacteriologia: estrutura e funções da célula bacteriana, fisiologia, metabolismo, genética ( mecanismos de transferência horizontal e vertical de genes), diversidade e evolução dos micro-organismos, microbiota, antibacterianos, mecanismos de patogenicidade e sinalização bacteriana. Micologia: morfologia, reprodução e classificação, fisiologia e ecologia, fungos de interesse médico e diagnóstico laboratorial.
Prática: normas de biossegurança. Técnicas de assepsia. Ação de desinfetantes e antimicrobianos. Colorações. Semeadura para isolamento e contagem de bactérias. Curva de crescimento de bactérias. Identificação de bactérias por provas bioquímicas. Conjugação. Isolamento de fungos. Identificação macro e micromorfológicas de fungos. Culturas celulares para cultivo de vírus animais. Efeito citopático provocado por vírus. Isolamento e diagnóstico de vírus.
Objetivo
Introduzir ao estudante conhecimentos básicos da estrutura e das atividades de vírus,bactérias e fungos; além das interações entre estes, o hospedeiro e o meio ambiente. Serão introduzidos também, técnicas básicas laboratoriais no campo da microbiologia. estes conhecimentos servirão como base para ulterior aplicação nas áreas de atuação industriais, laboratoriais, ambientais e também na pesquisa científica.