A licença deste vídeo permite ao usuário copiar o conteúdo do e-Aulas USP, porém veta qualquer alteração e/ou sua utilização para fins comerciais ou não educacionais, autorizando seu compartilhamento sob licença com as mesmas características, desde que se atribua crédito aos autores.
Sobre a aula
Nesta aula introduzimos a metodologia adotada na disciplina descrevendo o cronograma proposto. Um pouco da historia da fadiga e discutida e os alunos se apresentam, contando um pouco sobre seu background formativo e profissional.
1. Fadiga (aspectos gerais): história da fadiga, fenomenologia básica 2. Fadiga e mecânica da fratura: propagação da trinca de fadiga, curva de Paris, trincas curtas, previsão de vida, fechamento prematuro de trinca e outros abordagens alternativas para a não linearidade e a não localidade da propagação da trinca. 3. Ensaios com carregamento em espectro: fadiga de amplitude variável, medição e edição de espectros. 4. Fadiga de ultra-alto ciclo: ensaios em frequências ultrassônicas, aspectos morfológicos 5. Efeito de entalhes 6. Fadiga de materiais compósitos poliméricos reforçados por fibras contínuas 7. Shot peening 8. Nucleação de trincas de fadiga 9. Novas técnicas experimentais para o estudo de fadiga
Objetivo
Discutir os desenvolvimentos recentes na compreensão do comportamento mecânico sob solicitação cíclica nos materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos. Discutir avanços recentes em fadiga de ultra-alto ciclo e sua importância prática. Discutir a fadiga em solicitações de espectro (fadiga operacional) e suas implicações para a determinação da durabilidade de componentes. Compreender os fundamentos da teoria de fadiga em solicitações multiaxiais.