Carregando

Claudio Geraldo Schön

Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
93 resultados encontrados
Apresentacao dos grupos de fratura ductil e fadiga e de fratura de alta temperatura no seminario da dsicplina PMT5860.
Nessa aula discutimos a necessidade de uma indústria de transformação e começamos discutindo alguns processos de conformação típicos da metalurgia.
Nessa aula usamos o artigo de revisão de Cisse et al. para discutir o efeito de memória de forma e sua relação com as martensitas. Polímeros com efeito de memória de forma também são brevemente discutidos.
Nessa aula abordamos uma série de fenômenos de fratura em que o ambiente condiciona a falha. No inglês se usa o termo "environmentally assisted cracking", mas não há tradução consagrada para o Português. Eu uso o termo "Mecânica dos sistemas", para ressaltar o aspecto importante de que esses fenômenos dependem não só do material em questão, mas também de todo entorno do seu uso.
Nessa aula fazemos uma descrição abreviada dos principais processos envolvidos na produção de aços desde a matéria prima ate o produto laminado final.
Nessa aula continuamos o desenvolvimento iniciado na aula anterior, tratando de mais dois exemplos de casos em que o desenho de ligas foi fundamental no desenvolvimento da tecnologia, o desenvolvimento dos aços rápidos e o desenvolvimento de materiais resistentes ao calor.
Nessa aula usamos o artigo de Predrazzoli e Pegoretti para tratar questões específicas da fluência em polímeros, que apresenta particularidades próprias primeiro devido a relevância (afinal todo polímero sofre fluência à temperatura ambiente) e da estrutura macromolecular.
Nessa aula usamos a revisão de Kassner e Hayes sobre cavitação em fluência para induzir uma discussão geral sobre fluência em materiais metálicos.
Nessa aula iniciamos a discussão sobre a história da metalurgia, que se confunde com a própria história da humanidade. A aula prossegue ate o estudo de caso do desenvolvimento do duralumínio per Wilm em 1901 e será terminada na aula 5.
Continuação da aula sobre os grandes acidentes, iniciamos com a discussão do acidente radiológico de Goiânia em 1987 e terminamos discutindo o acidentes de Fukushima em 2011. A importância dos acidentes é discutida em termos dos desafios tecnológicos que se apresentam atualmente na engenharia nuclear.
93 resultados encontrados

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942