Carregando

João Miguel de Matos Nogueira, André Carrara Morandini, Sergio Luiz de Siqueira Bueno, Ricardo Pinto da Rocha, Silvio Shigueo Nihei e José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian

Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
    1 2
12 resultados encontrados
O vídeo começa com a discussão sobre as características gerais que unem os filos de lofoforados, exceto Kamptozoa, neste clado maior. Na sequência, é descrito sucintamente o Filo Brachiopoda, discutindo as características gerais destes animais, as semelhanças e diferenças para com os moluscos bivalves, e seus sistemas internos. O vídeo prossegue com a breve descrição dos animais do Filo Phoronida, apresentando as suas características gerais, arquitetura corporal e sistemas internos. Finalmente, são incluídos dois vídeos de fonte desconhecida, mostrando foronídeos vivos e detalhes dos seus sistemas digestório e circulatório.
O vídeo é uma aula sobre o Filo Nemertea, apresentando as características gerais destes animais e descrevendo a parede do corpo, musculatura e arquitetura corporal. São descritas a locomoção e nutrição destes animais, destacando a importância do aparelho da probóscide. Na sequência, são descritos os sistemas circulatório, excretor, nervoso e sensorial, e reprodutor de nemertíneos
O estudo dos Clitellata Hirudinea prossegue com as descrições dos sistemas nervoso e sensorial, e reprodutor destes animais, discutindo os processos de cópula e cuidado parental. Finalmente, para concluir Annelida, são apresentadas as hipóteses filogenéticas mais aceitas para as relações internas em Clitellata e em Annelida como um todo.
Agora, o estudo passa a focar nos Clitellata Hirudinea, as sanguessugas, descrevendo a morfologia externa, parede do corpo e arquitetura corporal, trocas gasosas, e os sistemas excretor e digestório destes animais, e discutindo o processo de alimentação.
Neste vídeo, são descritos mais detalhadamente a morfologia externa, a parede do corpo e o trato digestório, e processo de alimentação, de anelídeos Clitellata Oligochaeta.
Para concluir o estudo de Polychaeta, é descrita a reprodução destes animais, discutindo a epitoquia, formas de cuidado à prole, quando presentes, e a ontogenia de poliquetas.
O vídeo começa com uma comparação entre poliquetas errantes e sedentários, e prossegue com a descrição dos sistemas internos, circulatório, excretor e nervoso.
Na primeira metade do vídeo, são descritos os modos de locomoção de anelídeos, mais uma vez comparando poliquetas, oligoquetas e hirudíneos. Terminada a introdução a Annelida, o vídeo passa a discutir em mais detalhes os Polychaeta, comparando a morfologia externa de errantes e sedentários, relacionando-a ao respectivo hábito de vida.
    1 2
12 resultados encontrados

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942