Carregando
Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
1402 resultados encontrados
Pensar na construção de escolas democráticas que almejem a construção de personalidades morais nos leva a compreender alguns dos diversos fatores que interferem neste processo dentro do cotidiano escolar. Sua identificação auxilia na compreensão da complexidade das relações presentes no cotidiano escolar e na busca por formas mais realistas de intervenção na educação para a cidadania. Os aspectos identificados, que serão abordados nesta video-aula, são: os conteúdos escolares; a metodologia das aulas; o tipo e natureza das relações interpessoais; os valores; a auto-estima e o auto-conhecimento dos membros da comunidade escolar; e os processos de gestão da escola.
Nesta aula discutimos as relações entre o ambiente escolar democrático e sua influência nos processos de desenvolvimento da cooperação e do juízo moral infantil. O ponto de referência é a teoria de Jean Piaget e seu livro de 1932, O juízo moral na criança.
A complexidade das questões de gênero no cotidiano escolar é abordada a partir de uma perspectiva sócio histórica analisando a responsabilidade da escola - como uma das instâncias mais significativas de socialização - na aprendizagem dos papéis sociais a serem assumidos pelas futuras gerações destacando-se entre eles os papéis de gênero como construtos definidores da subjetivação do sexo biológico a partir de modelos psicossociais de dominação simbólica presentes na sociedade.
1402 resultados encontrados

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942