Carregando

Luis Enrique Sánchez

Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
50 resultados encontrados
Conferência ministrada dia 9 de novembro de 2020 por Pedro Bettencourt, diretor das empresas Nemus e Temis, sediadas em Portugal e no Brasil, sobre a prática da avaliação de impactos ambientais, com exemplos de um projeto de adução de água no Malawi, de avaliação ambiental estratégica na Zâmbia, e de avaliação de impactos cumulativos de projetos de mineração em Moçambique
Conferência ministrada na disciplina dia 27 de outubro de 2020, abordando o licenciamento ambiental federal, o número de processos, os principais procedimentos adotados pelo Ibama, com destaque para a definição do escopo e para a análise técnica dos estudos. Foram também apresentados aspectos da nova portaria do Ibama, assinada no próprio dia 27, e o novo Portal de Licenciamento Ambiental Federal, com novos documentos disponíveis.
PMI-3328 Introdução ao Meio Ambiente e Sustentabilidade na Mineração, Tema 03 Impactos sobre a hidrosfera
gravação da aula, início aos 9 minutos, poluição do ar; Introdução ao Meio Ambiente e Sustentabilidade na MIneração
gravação ao vivo da aula; Introdução; conteúdo de interesse a partir de 40 minutos
Segundo vídeo da oitava aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Apresentam-se mais exemplos de previsões de impacto, o uso de comparações e extrapolações para previsão de impacto, e exemplos de distribuição espacial e temporal de impactos previstos. O conceito de área de influência como resultado da previsão de impactos é relembrado. As formas de apresentar e comunicar a previsão de impactos em um estudo de impacto ambiental são sistematizadas e exemplificadas. Introduz-se o conceito de indicadores de impacto.
Primeiro vídeo da oitava aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. São apresentadas as funções da previsão de impactos na preparação de um estudo de impacto ambiental, relembrando a conexão entre o diagnóstico e o prognóstico ambiental e entre este e a mitigação de impactos. Destaca-se a distinção entre previsão e avaliação de impactos e enunciam-se os resultados esperados das previsões. São apresentados os principais tipos de ferramentas empregadas em previsão de impactos, com destaque para modelagens. Apresentam-se exemplos de previsões de impactos sobre ambiente sonoro, qualidade do ar, vazão de rios.
Terceiro vídeo da oitava aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Começando por uma tipologia de previsões encontradas em estudos de impacto ambiental – previsões formais, opinião de especialistas e meras especulações – apresenta-se uma síntese de alguns estudos de “auditoria” de previsões de impacto, mostrando-se as principais razões de erros de previsão. Salienta-se a importância da gestão adaptativa para prover respostas condizentes – a título preventivo ou corretivo – caso o EIA não tenha indicado mitigação mais tarde constatada como necessária. Aponta-se também a necessidade de lidar com as incertezas de previsão de impactos e comunicá-las aos tomadores de decisão e ao público. Conclui-se com algumas lições aprendidas dos estudos sobre previsão de impactos, reforçando seu papel no processo de avaliação de impacto ambiental.
Terceiro vídeo da sétima aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Trata da definição da área de estudo, da diferença entre área de estudo e área de influência e das situações em que se faz necessário levantar séries temporais de parâmetros descritivos da qualidade ambiental. Ao final são retomados os objetivos de aprendizagem acerca deste tema.
Segundo vídeo da sétima aula da disciplina PMI-3401 Avaliação de Impactos Ambientais. Discutem-se questões relativas ao planejamento dos levantamentos que compõem os estudos de base para um estudo de impacto ambiental, com ajuda de exemplos de levantamentos de cavernas, de fauna, de flora e outros. Discutem-se particularmente as particularidades dos levantamentos sociais, e a necessidade de engajamento para adequado diagnóstico que considere a perspectiva das comunidades afetadas por projetos de desenvolvimento.
50 resultados encontrados

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942