Carregando

Luis Raul Weber Abramo

Ordenar por:   Relevância   |   Título   |   Por data (mais novo ao mais antigo)
10 resultados encontrados
Nessa aula discutimos algumas idéias que levam da Teoria da Relatividade Especial de Einstein para a Teoria da Relatividade Geral.
Nessa aula serão discutidos exemplos de aplicação da dinâmica relativística, com ênfase nos invariantes e com uso explícito da notação de 4-vetores (4-velocidade, 4-momento).
Nessa aula discutimos a ideia de escalares (invariantes) e quadrivetores e suas transformações na relatividade especial. Definimos quadrivelocidade, quadrimomento e discutimos a relação entre essas quantidades e a energia total de uma partícula livre: energia de repouso e energia cinética.
Nessa aula discutiremos as transformações de Lorentz e várias se suas consequências. Discutiremos também as noções de invariância e covariância.
Essa é a primeira aula de introdução à relatividade especial em Física II, nela são tratados o experimento de Michelson-Morley, o problema da constância da velocidade da luz e o Princípio da Relatividade de Einstein que extende para toda a Física o Princípio de Galileu levando à necessidade de substituir as transformações de Galileu pelas de Lorentz.
Nesta aula discutimos o momento angular de um Sistema de Partículas e a simetria de rotação que levam à conservação do momento angular em sistemas físicos.
Nessa aula discutimos a cinemática do corpo rígido, representação vetorial de rotações e definição de torque e momento angular.
Nessa aula discutimos a energia potencial de uma distribuição esfericamente simétrica de massa, o problema de Kepler e a existência de órbitas fechadas e Teorema do Virial
Nesta aula discutimos a Lei da gravitação universal de Newton e suas consequências para o movimento dos planetas.
Nessa aula discutimos a Lei da Gravitação Universal de Newton e as contribuições importantes que antecederam essa formulação.
10 resultados encontrados

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942