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Psicologia

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Disciplinas

Gerais:
Discutir a análise funcional do comportamento como ferramenta de trabalho derivada da Análise Experimental do Comportamento e suas aplicações em diferentes ambientes de intervenção.

Específicos:
Os alunos deverão, no final da disciplina, ser capazes de:
- Discutir as bases filosóficas que fundamentam a Análise do Comportamento, assim como os princípios teóricos que norteiam a sua ação e as práticas decorrentes.
- Conceituar a contingência de três termos e identificar esse conceito como a ferramenta básica para a intervenção dentro desta perspectiva teórica.
- Analisar situações práticas sob a ótica da Análise do Comportamento Aplicada nos diferentes espaços do fazer do Psicólogo.
- Analisar e definir a multideterminação do comportamento em termos de relações funcionais entre o indivíduo e seu ambiente.
Capacitar o aluno a:
- aplicar as técnicas e assimilar noções introdutórias relativas à interpretação dos resultados obtidos com as mesmas, considerando os objetivos, o contexto e as variáveis bio-psicossociais do indivíduo no processo de avaliação psicológica.
- conhecer e respeitar as implicações éticas decorrentes do uso destas técnicas.
Este curso visa fornecer conhecimentos mínimos necessários nos áreas de Psicologia, Biologia e Biomedicina para a formação do estudante que se inicia na carreira de pesquisador em Psicobiologia.
–Revisar noções básicas de neuroanatomia funcional, sempre relacionando estrutura e função;
–Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar a aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
–Discutir o comportamento animal e humano, buscando mecanismos neurais que os embasem, assim como discutir técnicas modernas de tratamento das doenças mentais.
Geral: Através de um enfoque multidisciplinar apresentar de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em especial do humano.
Específicos: Os alunos deverão ser capazes de analisar o papel dos determinantes biológicos dos comportamentos motor, alimentar, sexual, emocional e das atividades mentais superiores.
Geral:
Apresentar ao aluno a caracterização da área de Psicologia de Aprendizagem e suas aplicações. O conteúdo da disciplina envolverá os conceitos de Análise do Comportamento.
Específicos:
O aluno deve ser capaz de:
- Identificar conceitos, princípios e procedimentos empregados na análise das relações entre comportamento e meio ambiente.
- Realizar em laboratório experimentos que demonstrem os princípios aprendidos em aula.
- Identificar processos de aquisição de discriminações complexas e suas aplicações.
- Analisar as pesquisas clássicas e recentes sobre aprendizagem animal e discutir suas limitações.
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças;
b) apontar a tensão e conflito na articulação indivíduo e sociedade;
c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos;
d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.
1 – Analisar o avanço de movimentos políticos conservadores na sociedade, em especial no âmbito da educação, a partir da crítica à sociedade administrada realizada por pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt, sobretudo por Theodor W.Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse.
2 – Apresentar subsídios teóricos que permitam analisar a dimensão psicológica de discursos totalitários e a relação entre estímulo e recepção desses discursos na sociedade administrada;
3 – Compreender a relação entre sociedade administrada, ideologia e a formação da personalidade autoritária.
4 – Estudar a concepção de educação e suas potencialidades de crítica e formação na sociedade administrada, a partir dos escritos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.
Sensibilizar os alunos para a importância de cuidarem da própria Saúde Mental e a dos colegas;
Oferecer ferramentas e orientações para que os alunos reflitam sobre a própria saúde mental e a dos colegas;
Contribuir para o autoconhecimento necessário para enfrentar situações difíceis da vida e desenvolver resiliência.
Saber quando e como pedir ajuda.
O aluno deverá ser capaz de:
- compreender a origem histórica do conceito de personalidade;
- adquirir noções fundamentais de diferentes acepções do conceito de personalidade; e
- refletir sobre a relação indivíduo-cultura, nas diversas acepções abordadas e suas implicações na prática.
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Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942