Carregando
Página inicial »Biológicas » Medicina Veterinária

Medicina Veterinária

Há 1771 vídeos disponíveis em 143 disciplinas desta profissão
143 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Fornecer informações sobre a patogenia dos processos patológicos gerais a partir do estudo das anormalidades estruturais e funcionais teciduais e/ou celulares, correlacionando-as com os diversos processos de enfermidade.
Fornecer ao aluno do curso de Medicina Veterinária fundamentos e conceitos de Administração aplicada aos negócios e empreendimentos relacionados aos sistemas agroindústrias de produção animal, tais como gestão de fazendas, de empresas de insumos e serviços veterinários/zootécnicos; gestão de frigoríficos, laticínios e varejos.
Estudo dos diferentes tipos de manejos com o intuito de melhorar a eficiência reprodutiva em animais domésticos.
A disciplina compreende a verificação do histórico e dos sintomas associadas às alterações funcionais e/ou metabólicas que acometem os pequenos animais, principalmente cães e gatos. O intuito será de desenvolver metodologia para o raciocínio que irá relacionar os achados clínico-laboratoriais com as principais doenças que possam estar envolvidas. O curso teórico e prático permitirá, com base nas informações referidas, a determinação quanto a etiologia, diagnóstico provável, prognóstico,tratamento e profilaxia.
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de fisiopatologia da gestação e periparto,
capacitando-os a realizar diagnósticos, tratamentos e manobras obstétricas em animais de companhia, ruminantes e equídeos.
A disciplina de Semiologia tem por objetivo o aprendizado dos meios e métodos de exame clínico dos animais domésticos, proporcionando aos acadêmicos de Medicina Veterinária um treinamento dos principais métodos utilizados na exploração clínica (semiotécnica), bem como a sua interpretação (propedêucita). , possibilitando o reconhecimento dos sintomas das doenças que acometem os animais domésticos, bem como a execução e interpretação de exames laboratoriais subsidiários, necessários ao estabelecimento do diagnóstico.
• Estudar os distúrbios endócrinos, infecciosos e congênitos e as alterações celulares do sistema reprodutivo nos animais domésticos.
• Praticar exames clínicos no sistema reprodutivo de machos e fêmeas.
• Desenvolver a capacidade diagnóstica com base em avaliações clínicas e planejamento de planos de atuação sobre o animal ou sobre o rebanho.
• Treinamento em coleta de amostras e realização de testes laboratoriais complementares para a identificação dos problemas reprodutivos - animal e rebanho.
• Práticas em manejo reprodutivo nos animais domésticos: coleta de históricos, aspectos clínicos e conduta veterinária.
reconhecer os perigos que podem ser transmitidos por alimentos e as medidas de controle para os diversos perigos;
- compreender as etapas de implantação, implementação e avaliação contínua das ferramentas de controle da segurança dos alimentos nas diferentes etapas de produção dos alimentos de origem animal;
- entender o papel dos órgãos oficiais de controle na mitigação dos riscos e discernir a competência de cada esfera na normatização e fiscalização das ações nos diferentes estabelecimentos/empresas;
- identificar os itens que compõem as Boas Práticas de Fabricação (BPF), as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e os Procedimentos Operacionais Padrão (POP);
- identificar os princípios da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC);
- compreender a relação entre BPF x HACCP x Microbiologia Preditiva (MP) x Análise de Risco (AR)
- entender o papel da análise laboratorial dos alimentos no contexto da segurança dos alimentos.
Reconhecer os perigos que podem ser transmitidos por alimentos e as medidas de controle para os diversos perigos; - compreender as etapas de implantação, implementação e avaliação contínua das ferramentas de controle da segurança dos alimentos nas diferentes etapas de produção dos alimentos de origem animal;- entender o papel dos órgãos oficiais de controle na mitigação dos riscos e discernir a competência de cada esfera na normatização e fiscalização das ações nos diferentes estabelecimentos/empresas; - identificar os princípios da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle; - entender o papel da análise laboratorial dos alimentos no contexto da segurança dos alimentos.
Essa disciplina tem o objetivo de estudar as causas (etiologia), mecanismos de instalação (patogenia) e sintomas das principais enfermidades de cães e gatos, proporcionando aos acadêmicos de Medicina Veterinária o aprendizado dos principais métodos utilizados no diagnóstico das enfermidades e no seu tratamento médico, bem como oferecendo aos alunos sólidos conhecimentos teóricos e práticos sobre as cirurgias utilizadas em animais de companhia
143 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942